Fossilizado
Encontrei petrificados os ossos que ela tinha engolido.

Guardada em cápsulas de calcário fossilífero,
Demonstrando que o carbono é um elemento passageiro.

Cada pedra uma recordação,
Cada achado uma evolução.
Não vi, nem encontrei,
Um simples coração.

Concluí que esse órgão não pode ser petrificado,
Porque foi dimensionado,
Para bater,
Sentir,
Viver,
E morrer.
Se anda empedernido,
Não se conserva,
Nem mesmo a terra,
O engolirá.

Dele fazer bom uso.
Só o achará,
Quem o procurar,
Só o usará,
Quem o encontrar.
Os ossos ficam,
Mas o coração parte.
Félix Rodrigues









Foto de Humberta Lima
Foto de Humberta Lima
Foto de Humberta Lima


No ocidente, o feminismo assume-se como um movimento político de mulheres que lutam pela equidade com os homens. Era suposto haver essa necessidade?
Não faz sentido haver dias da mulher ou do homem, quando há equidade. Não faz sentido uma lei de paridade na política, se isso corresponder à vontade de participar ou contribuir para a melhoria da sociedade. Porque não pode haver uma lista só com mulheres, do mesmo modo que até agora a maioria dessas listas eram constituídas por homens? Uma lei de paridade não faz sentido numa sociedade avançada, só é necessária quando essa sociedade percebe que afinal não evoluiu tanto assim.
A paridade de géneros é a regra mais comum da natureza. Não há cidades só de homens, nem tão pouco só de mulheres. As amazonas eram um mito e certamente representavam a ânsia do género masculino querer complementar-se com o género feminino. O que é curioso, se essa interpretação for correcta, é que o género masculino precisa de um maior peso do sexo feminino para se sentir completo do que habitualmente o género feminino necessita para se sentir do mesmo modo.

















