Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2007-01-27

Escalas

O infinitamente grande engole o infinitamente pequeno e geram o que sou.
Sou um misto de realidade e de imaginação.
A realidade tem uma escala, a imaginação tem outra.



“Seated Woman”, 1996 -Escultura Hiper-Realista de Ron Mueck

Quando a escala do real coincide com a do imaginário, tenho uma ideia aproximada daquilo que posso ser: grande ou pequeno, enfezado ou robusto, feio ou bonito, gentil ou indelicado, flexível ou inflexível, velho ou novo. É dessa fusão de escalas que procuro compreender-me, do mesmo modo que tento compreender o mundo, quando vou à procura de razões microscópicas para justificar comportamentos macroscópicos ou então, de conjunturas macroscópicas que explicam os comportamentos microscópicos.
.
.
Conheço razoavelmente a minha escala relativa, e apesar de pertencer ao micro-mundo que é a Terra, nunca o meu olhar, muito mais micro que o da própria Terra, deixou de tentar vasculhar as profundezas do Mega-Universo ao qual também tenho sentido de pertença.
.

“In Bed”, 2000 - Ron Muek
.
Sei que um elefante é enorme comparado com uma formiga e que a formiga é um monstro comparada com uma bactéria, mas não sei o que sou, se me comparar comigo mesmo. Se o fizer, talvez seja um narcisista perfeito.
.
.
Concluo que não posso ser um modelo ou referência de mim mesmo, apenas os outros me podem servir para comparação, mas também concluo que o mundo não está à escala do pé de Henrique I de Inglaterra, muito menos à minha, que é aquela que descreve os plebeus que não sabem de onde vêm nem sabem para onde vão.
.
.
Escultura de Ron Muek
.
Só cresço quando me comparo com os outros: nas alegrias e nas tristezas por toda a nossa vida.
.

Félix Rodrigues

Qual é a tua escala de comparação?

.

Em termos físicos, o metro, é a unidade fundamental de comprimento do Sistema Internacional, redefinido em 1983 como a distância percorrida pela luz no vácuo num intervalo de tempo de 1/299792458 avos do segundo. Assim uma medida macroscópica de comprimento é avaliada a partir de medidas infinitésimais de tempo.

Avaliamos a nossa dimensão a partir da maior velocidade conhecida no universo, que é a velocidade da luz no vácuo (299792458 m/s) em vez de utilizarmos a velocidade média do escoamento de líquidos em vasos capilares que é da ordem de 1 mm/s que é praticamente oposta à anterior. A razão prende-se com a precisão da medida, logo da objectividade da comparação.

Acção contra as mudanças climáticas

No dia 1 º de fevereiro de 2007, em todo o mundo, haverá uma grande mobilização. Participe ! Cidadãos contra a mudança climática! A Aliança pelo Planeta (grupo francês de associações ambientalistas) lança um apelo simples a todos os cidadãos do mundo para dedicarem cinco minutos à Terra. Todo o mundo apagará por 5 minutos as suas lâmpadas e aparelhos domésticos entre as 19:55H e as 20:00H. Não se trata apenas de economizar eletricidade nesse dia, mas também de chamar a atenção na comunicação social e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia sobre a urgência de agir! Cinco minutos de repouso para o Planeta Terra. Não toma muito de seu tempo, não custa nada, e isso mostrará aos candidatos à presidência da França (e também a outros candidatos e actuais presidentes de outros países) que a mudança climática é uma questão que deve ser levada a sério em qualquer decisão política. Porquê o dia 1 de Fevereiro? Nesse dia será apresentado em França um relatório elaborado por um grupo de técnicos em climatologia da ONU. Os cidadãos não podem deixar escapar a ocasião para manifestarem sua opinião sobre a urgência com que deve ser tratada a mudança climática mundial. Se todos participarem, essa ação poderá aparecer na comunicação social e ter peso político.

(Recebido de Hanah)