Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2007-01-27

Escalas

O infinitamente grande engole o infinitamente pequeno e geram o que sou.
Sou um misto de realidade e de imaginação.
A realidade tem uma escala, a imaginação tem outra.



“Seated Woman”, 1996 -Escultura Hiper-Realista de Ron Mueck

Quando a escala do real coincide com a do imaginário, tenho uma ideia aproximada daquilo que posso ser: grande ou pequeno, enfezado ou robusto, feio ou bonito, gentil ou indelicado, flexível ou inflexível, velho ou novo. É dessa fusão de escalas que procuro compreender-me, do mesmo modo que tento compreender o mundo, quando vou à procura de razões microscópicas para justificar comportamentos macroscópicos ou então, de conjunturas macroscópicas que explicam os comportamentos microscópicos.
.
.
Conheço razoavelmente a minha escala relativa, e apesar de pertencer ao micro-mundo que é a Terra, nunca o meu olhar, muito mais micro que o da própria Terra, deixou de tentar vasculhar as profundezas do Mega-Universo ao qual também tenho sentido de pertença.
.

“In Bed”, 2000 - Ron Muek
.
Sei que um elefante é enorme comparado com uma formiga e que a formiga é um monstro comparada com uma bactéria, mas não sei o que sou, se me comparar comigo mesmo. Se o fizer, talvez seja um narcisista perfeito.
.
.
Concluo que não posso ser um modelo ou referência de mim mesmo, apenas os outros me podem servir para comparação, mas também concluo que o mundo não está à escala do pé de Henrique I de Inglaterra, muito menos à minha, que é aquela que descreve os plebeus que não sabem de onde vêm nem sabem para onde vão.
.
.
Escultura de Ron Muek
.
Só cresço quando me comparo com os outros: nas alegrias e nas tristezas por toda a nossa vida.
.

Félix Rodrigues

Qual é a tua escala de comparação?

.

Em termos físicos, o metro, é a unidade fundamental de comprimento do Sistema Internacional, redefinido em 1983 como a distância percorrida pela luz no vácuo num intervalo de tempo de 1/299792458 avos do segundo. Assim uma medida macroscópica de comprimento é avaliada a partir de medidas infinitésimais de tempo.

Avaliamos a nossa dimensão a partir da maior velocidade conhecida no universo, que é a velocidade da luz no vácuo (299792458 m/s) em vez de utilizarmos a velocidade média do escoamento de líquidos em vasos capilares que é da ordem de 1 mm/s que é praticamente oposta à anterior. A razão prende-se com a precisão da medida, logo da objectividade da comparação.

Acção contra as mudanças climáticas

No dia 1 º de fevereiro de 2007, em todo o mundo, haverá uma grande mobilização. Participe ! Cidadãos contra a mudança climática! A Aliança pelo Planeta (grupo francês de associações ambientalistas) lança um apelo simples a todos os cidadãos do mundo para dedicarem cinco minutos à Terra. Todo o mundo apagará por 5 minutos as suas lâmpadas e aparelhos domésticos entre as 19:55H e as 20:00H. Não se trata apenas de economizar eletricidade nesse dia, mas também de chamar a atenção na comunicação social e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia sobre a urgência de agir! Cinco minutos de repouso para o Planeta Terra. Não toma muito de seu tempo, não custa nada, e isso mostrará aos candidatos à presidência da França (e também a outros candidatos e actuais presidentes de outros países) que a mudança climática é uma questão que deve ser levada a sério em qualquer decisão política. Porquê o dia 1 de Fevereiro? Nesse dia será apresentado em França um relatório elaborado por um grupo de técnicos em climatologia da ONU. Os cidadãos não podem deixar escapar a ocasião para manifestarem sua opinião sobre a urgência com que deve ser tratada a mudança climática mundial. Se todos participarem, essa ação poderá aparecer na comunicação social e ter peso político.

(Recebido de Hanah)

24 Comments:

At 12:47, Blogger teresa g. said...

Esta iniciativa é muito interessante, no entanto vou ser um bocadinho chata: o que acontecerá quando toda a gente ligar tudo ao mesmo tempo às 20.00h?

Se calhar era interessante que o pessoal aproveitasse estes 5 minutos para se questionar sobre o que é mesmo preciso voltar a ligar às 20.00h

E também era interessante aproveitar este silêncio para meditar sobre o que nos inspira este post - a importância relativa das coisas a que damos importância. Gostei de ler!
Beijos

 
At 13:58, Blogger Aprendiz de Viajante said...

... vou participar!
E no meu dia à dia, essa é uma preocupação à qual estou sempre atenta.

Gostei muito de ler este teu artigo, fez-me pensar na relatividade do nosso micro mundo, porque há coisas às quais a ciência, a matemática por exemplo, nunca conseguirá impôr uma escala ou uma medida.

Também gostei muito do teu post anterior! Ando muito empenhada em actividades que estou a dinamizar no campo profissional, por isso o tempo para comentar é mesmo pouco. Apenas tento manter vivo o meu blog publicando um ou dois posts por semana...

Mesmo assim, tenho sempre muito prazer em arranjar um tempinho e passar por aqui... tornou-se um hábito simpático!

Um bjinho e bom Domingo.

 
At 18:10, Blogger Maria Silva said...

"O mundo sofre de um excesso de conferências e de um défice de acção credível."

in Água para lá da escassez:Poder, pobreza e a crise mundial da água.

Relatório do Desenvolvimento Humano, ONU

É necessário uma aproximação destas duas escalas.

 
At 18:11, Blogger MiaHari said...

Olá Desambientado

Magnífico este teu post e as considerações que fizeste!
Até onde chega a criatividade e a capacidade? Não tem medida, aí reside a riqueza e a beleza!
Abraço para ti.

 
At 18:41, Blogger MiaHari said...

Desambientado,

É, sim, interessante esta iniciativa e irei apoiá-la!
No entanto, procurarei, à medida que o dia decorrer, não ligar, ou ligar apenas o que, de todo em todo, for inadiável! E com grande empenhamento!
Uma boa semana.

 
At 20:52, Blogger MJ said...

Realmente interessante esta iniciativa.
Vou colocar uma anotação na minha agenda para não me esquecer de colaborar :-)
Espero que a receptividade seja grande.

Um beijo

 
At 21:09, Blogger Kalinka said...

E…aconteceu o jantar da comunidade blogueira.
Telefono e encontro-os ali na esquina
Apresentações, trocas de palavras
Confessionário do Dilbert, FairyFolk,
Choninha e marido.
Frio, muito frio, convida:entra no carro
Esperamos…
mais um telefonema
Todos querem saber como lá chegar
Todos ansiamos pelo encontro
Uns já lá sentados à mesa enorme
Esperando e questionando-se:
Quem são os novos bloguistas?
Da curiosidade fez-se realidade

...continuação lá no kalinka.
Beijos e abraços.

 
At 21:26, Blogger melena said...

post fantástico

quanto aos 5 m sem electicidade, deviamos aproveitar para fazer silencio interior

abraço

 
At 00:27, Blogger Paulo Ribeiro said...

Já tive oportunidade de ver uma destas esculturas hiper-realistas ao vivo, "O Idoso", numa exposição intitulada "Melancolia" onde estavam patentes várias formas de artes plásticas, de várias épocas e continentes. É de cortar a respiração! Apetece tocas e sentir a vida que ali não está.

Quanto à iniciativa de desligar tudo auanto funciona a energia eléctrica, fiquei sem perceber se a ideia é que todo o planete para ao mesmo tempo. Se assim é, convinha saber a que fuso horário se refere a hora indicada.

Um abraço!

 
At 02:07, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Querido Félix!!!
Estou voltando...

Acabo de chegar em casa e como não poderia deixar de ser, cansadíssima, mas vim te deixar um beijo e me dei conta que perdi muitas coisas... Voltarei com calma para ler a tudo que perdi!!! Vou te escrever a partir de quarta, pois tenho compromissos na segunda e terça feiras, o dia inteiro. Quarta me sentarei para colocar a conversa em dia!!!

Beijinhos querido!!!
Cris

 
At 12:12, Blogger ॐ Hanah ॐ said...

Emocionante ....

beijo

 
At 13:26, Blogger Caiê said...

Eu sou pelo que diz a Fátima "O mundo sofre de um excesso de conferências e de um défice de acção credível."
Pensa-se e fala-se muitíssimo, mas age-se pouco. Vamos a ver se agimos concretamente no sentido de um ambiente melhor, porque está em causa a nossa vida e a sobrevivência da espécie. Esta realidade ainda não entrou na cabecinha de muitos...

 
At 19:23, Blogger Vida said...

Imaginaste mesmo meu amigo, o tempo tem sido pouquíssimo, tivémos à nossa responsabilidade a apresentação da Gala de Artistas Açoreanos no Coliseu este fim de semana, de modo que andei fora da blogosfera, este ano apresenta-se de muito trabalho por isso vai ser dificil para mim, ter o tempo que gostaria para postar e visitar os amigos, vou tentar fazer o meu melhor.
A realidade tem de estar sempre aliada à imaginação, agora o complicado é quando se acha que os problemas reais deste planeta fazem parte do imaginário de alguns e tentam esquecer a realidade que lhes diz não ser, excelente iniciativa e vou tentar colaborar. Mas tal como diz a Jardineira, o que acontece no fim dos 5 minutos? Esquecemo-nos desta realidade? Ou vamos tentar aplicar estes cuidados no nosso dia a dia.

Beijos para todos!!!

 
At 20:58, Blogger o alquimista said...

Sei que no espaço intermédio entre o real e a fantasia ou cópia existe a magia... Nesta noite estrelada, do meio do atlantico bem na margem da lagoa...acontece o feitiço...
apagarei a luz meu amigo...

Mais um fabuloso post...

Continuo a vir aqui beber da tua sabedoria...


Forte abraço

 
At 23:15, Blogger poca said...

grande texto o teu, nas entrelinhas das esculturas...
dá que pensar... e daí, talvez retiremos que pensar demais... nos prejudica!

beijinho

 
At 10:13, Blogger deep said...

Também pretendo participar.

Gostei muito do teu texto. Pensar que tudo é relativo dá-nos , por vezes, a algum conforto. Boa semana.

 
At 17:32, Blogger Jorge Moreira said...

O grande axioma: assim em cima como em baixo!

Noutro nível, é sempre bom ver o excelente trabalho de divulgação que tem dado frutos, realizado por ti neste interessantíssimo espaço.
Obrigado Amigo,

 
At 22:35, Anonymous Anónimo said...

Olá! Passando para ver as novidades desejar uma quarta feira repleta de realizações.Interessante esta mobilização mundial em 1º de fevereiro pela Terra. Hj vi no jornal que em 2080 milhares de pessoas morrerão de fome e calor devido o efeito estufa que atingirá muitos Países e continentes.Precisamos fazer alguma coisa pela preservação de nosso meio ambiente. Parabéns pelo texto e ofereço o prêmio cultura de mundo em poemas. Ficaria feliz se aceitasse. Aceite bjos doces.

 
At 20:26, Blogger Unknown said...

Já tive a oportunidade de ver fotos destas esculturas e fiquei impressionada com tamanha realidade colocada em cada uma delas...
Obrigada por compartilhar conosco!
Beijos!

 
At 22:44, Anonymous Anónimo said...

Fantástico, pensei que a "In Bed" era uma fotografia, até ver a segunda, claro. Vi algures na net algo sobre esse tipo de trabalho, acho muito interessante.
Quanto à iniciativa, Não me parece que tenha surtido grande efeito, infelizmente.
Abraço.

 
At 13:36, Blogger Unknown said...

É com a maior felicidade, com a maior das honras e o maior dos orgulhos que declaro oficialmente aberta a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Esta é uma organização do Terras de Mármore que está a ter o apoio do blogues individuais dos autores do Terras de Mármore: A Interpretação do Tempo, Calipole - Vila Viçosa - Princesa do Alentejo, INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido; assim como dos blogues e sites Calipolenses: Daniel Moreira, Grupo Desportivo Bairrense, Neste Meu Alentejo, O Blog de São Romão, O Calipolense Taurino e o Partido Socialista de Vila Viçosa.

Contamos também com o apoio oficial da Associação Juvenil Doutor Jardim e do Grupo Desportivo Bairrense, assim como estamos actualmente em contactos com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, Junta de Freguesia de Conceição e Junta de Freguesia de São Bartolomeu, tendo-se mostrado bastante interessadas em cooperar connosco.

Da lista original de 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa, chegam agora à votação final 21 monumentos. Estão representados Vila Viçosa, Pardais e São Romão, não tendo Bencatel nenhum representante nesta lista final. São 21 monumentos que poderão encontrar detalhadamente na barra lateral deste blogue, clicando em cada um para poderem aceder à sua descrição e às suas imagens. Após ter escolhidos os seus 7 monumentos preferidos, envie um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt indicando o seu nome, a sua localidade e os 7 monumentos que acha que merecem que sejam consagrados como as 7 Maravilhas de Vila Viçosa. Tarefa dificil, nós sabemos.

Cada pessoa poderá apenas votar uma vez, e os resultados das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irão ser divulgados no dia 7 de Julho de 2007, em simultâneo com as 7 Novas Maravilhas do Mundo e com as 7 Maravilhas de Portugal. E falando em 7 Maravilhas de Portugal, já votou no Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal? Se ainda não o fez, aproveite para votar no site das 7 Maravilhas de Portugal.

Iremos também ter mais iniciativas no âmbito das 7 Maravilhas de Vila Viçosa e das 7 Maravilhas de Portugal que iremos divulgar aqui e nos blogues de apoio atempadamente. E todos vós estão desde já convidados a participar!

Vila Viçosa terra de tradições, história e património, une-se deste modo à votação do Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal. Uma das mais belas vilas de Portugal, fulcral no decorrer da história de Portugal, sendo o Rei Restaurador da Independência, D. João IV, natural de Vila Viçosa, assim como muitas outras personalidades portuguesas como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, Henrique Pousão, Públia Hortênsia de Castro, Bento de Jesus Caraça, Martim Afonso de Sousa Cristóvão de Brito Pereira, D. Constatino de Bragança, Artur Bívar, Túlio Espanca, Nuno Portas entre muitos outros... Venha até Vila Viçosa e faça o roteiro das Maravilhas de Vila Viçosa, visite os 21 candidatos e depois vote nos 7 candidatos seus preferidos. Verá que não se irá arrepender, pois como se canta em Vila Viçosa "... e não há tenho a certeza, terra com tanta beleza, como tem Vila Viçosa!"

Deixo-vos agora a listagem dos 21 finalistas:

* Anta dos Apóstolos (Pardais)
* Capela Real
* Castelo e Torre de Menagem de Vila Viçosa
* Convento dos Capuchos
* Convento e Igreja da Esperança
* Convento e Igreja das Chagas
* Convento e Igreja dos Agostinhos
* Estação Ferroviária de Vila Viçosa
* Estátua Equestre D. João IV
* Fonte da Praça (antiga Fonte do Carrascal)
* Igreja de Nossa Senhora da Lapa
* Igreja de Nossa Senhora da Piedade
* Igreja de São Bartolomeu
* Paço Ducal de Vila Viçosa
* Pelourinho de Vila Viçosa
* Ponte Romana
* Porta do Nó ou Porta da Vila
* Porta dos Nós
* Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
* Tapada Real
* Terreiro do Paço

Senhoras e Senhores, os Monumentos estão lançados, podem começar a votar!!!

 
At 18:41, Blogger MJ said...

Um beijinho, Manuel *

 
At 23:02, Blogger Micas said...

Eu apoiei e participei nesta iniciativa e como eu imensas pessoas aqui na Alemanha. Não estou a par do que se tem feito em Portugal em questões do ambiente, mas aqui o governo empenha-se bastante em ser amigo do ambiente e a educar o mais possivel os cidadãos nesse sentido.
Como sempre, os assuntos aqui abordados são extremamente interessantes e importantes. Bem Haja.
Beijos e bom fim de semana

 
At 16:46, Blogger TF said...

Ao ler este post e a pensar no conceito de escala, do pequeno e do grande, dei por mim a pensar nas discussões que decorrem actualmente no nosso país a propósito do referendo sobre o aborto. Onde começa a vida? Quando é vida humana? Quando é pessoa?
Será que na consciência de cada um o que está em causa é um problema de escala?
Bom fim de semana. Fiquem bem
Teresa

 

Enviar um comentário

<< Home