Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-11-21

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (20 Tolarjev da Eslovénia de 2003)

As moedas de 20 Tolarjev da Eslovénia, como a de 2003, têm cunhada uma Cegonha Branca (Ciconia ciconia).
A cegonha-branca (Ciconia ciconia) possui plumagem branca, excepto nas rémiges das suas asas, que são de um negro lustroso. A cegonha adulta pode atingir a altura de 1,2 m, medindo quase 1,2 m de comprimento do corpo, com uma magnífica envergadura das asas, que podem estender-se até 2 m.
O seu longo bico vermelho, amplo na base e pontiagudo, é usado pela cegonha para procurar no lodo rãs, peixes ou pequenos répteis. Além de pequenas criaturas aquáticas, alimenta-se de gafanhotos e locustas, e pode também recorrer a carniça e detritos.
A alimentação da Cegonha branca é muito variada. Baseia-se especialmente em pequenos animais que são capturados vivos. Inclui insectos, vermes e pequenos vertebrados (mamíferos, peixes, repteis e anfíbios). Para além disso, as Cegonhas recorrem também com alguma frequência a desperdícios gerados pelo Homem e que são obtidos em lixeiras. O alimento é procurado em terrenos abertos ou em zonas de água pouco profunda, caminhando ou correndo com o bico apontado para o chão. As cegonhas brancas associam-se também com frequência a máquinas agrícolas, capturando os pequenos animais que estas afugentam.
Localização dos ninhos: as cegonhas brancas podem instalar os seus ninhos em árvores, falésias e num vasto leque de estruturas artificiais (telhados, chaminés, postes de electricidade). Podem criar isoladamente ou formar colónias, por vezes em associação com outras espécies de aves nomeadamente garças.