Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-10-02

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (1 yen do Japão de 1989)

As moedas de 1 yen de 1990 do Japão, tem cunhada uma árvore podada que representa uma árvore jovem e simboliza o crescimento.
O crescimento das árvores ocorre em dois sentidos: altura e diâmetro.
Na ponta dos ramos e também na ponta das raízes, há um tecido vivo denominado meristema: um tipo especial de células que se multiplicam estimuladas por hormonas vegetais (entre eles a auxina e a giberelina). As hormonas são transportadas para os meristemas e estes dividem-se originando novas folhas e galhos, na parte aérea da planta e, sob a terra, expandem as raizes. É através deste processo que a árvore e qualquer outra planta cresce em altura e, por vezes, chega a alcançar mais de cem metros. O crescimento em altura é denominado crescimento primário ou crescimento apical.
Para crescer em diâmetro, é necessário um outro sistema. Ao redor do tronco das árvores, há uma fina camada de células, na parte interna da casca, entre o floema e o xilema, conhecida por CÂMBIO.
O câmbio também é um tecido meristemático, que sob a ação de hormonas é estimulado a dividir-se em camadas tanto em direção à casca como em direção ao centro do tronco. As células que são formadas em direção à casca irão compor o floema e as que estão em direção ao interior do caule irão compor o xilema.
Isto faz com que, em geral, a cada ano uma nova camada de células seja depositada ao redor do tronco, aumentando o seu diâmetro. Se considerarmos que a produção de células dá-se no perímetro do caule, a árvore aumenta em diâmetro “de fora para dentro”. Este é o crescimento secundário.
A forma específica de uma árvore depende, em última análise, da actividade dos gomos que dão origem aos renovos. Algumas espécies, como por exemplo o eucalipto (Eucalyprus globulus), são de crescimento livre, isto é, os meristemas responsáveis pelo crescimento dos ramos produzem com maior ou menor intensidade ao longo do período vegetativo, sem nunca haver formação de um gomo. Contudo trata-se de um caso extremo, muito menos comum na Europa temperada do que as situações em que há formação de gomos.
De facto existem vários padrões de crescimento da vopa nas diversas espécies de árvores, mas em regra os gomos desempenham sempre um papel importante; nalguns casos representam a única estrutura de crescimento da copa, enquanto noutros podem coexistir com ramos de crescimento livre.