Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-10-30

Ano Internacional da Biodiveridade - Numismática e Simbolismo (One Cent dos Estados Unidos da América de 1943)

As moedas de 1 cent de 1943 dos Estados Unidos da América (USA) tinham cunhadas um Espiga de trigo (Triticum vulgare).
Em 1943, no auge da segunda guerra mundial, os cêntimos (one cent) americanos eram de aço-zinco por falta de cobre, que estava a ser muito utilizado no fabrico de armas.
Os cêntimos dessa data têm cunhadas no verso, duas espigas de trigo.
Triticum em latim, trigo em português, é um cereal que sempre fez parte da alimentação das civilizações desde a Antiguidade. Segundo historiadores, o trigo já era cultivado na época da Mesopotâmia, próximo às margens dos rios Tigres e Eufrates. Durante escavações arqueológicas foram encontradas provas de que esse importante cereal já nos acompanha há muitos anos: fósseis de trigos foram encontrados ao lado de ossos humanos no sul da França e Suíça, bem como na região do Iraque (antiga Mesopotâmia).

Traçando uma ordem cronológica e geográfica, há indícios de que sementes de trigo foram descobertas aproximadamente em 6700 a.C., no Oriente. Ainda segundo relatos da Bíblia dos cristãos, filósofos que viveram em 300 a.C. já escreviam sobre tipos de trigo no Egipto. Quanto à América Latina, o cereal chegou ao México, em 1519 e ao Brasil pelas mãos do militar e representante da Coroa portuguesa Martim Afonso de Sousa, em 1534.