Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-09-11

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (Ten cents de Singapura de 1986)

As moedas de Ten cents (dez cêntimos) de Singapura de 1986 têm cunhado um Jasmim (Jasminum multiflorum).
Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do género Jasminum L., da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo. O seu nome vem do árabe Yasamin, que por sua vez foi importado do persa. São em sua maior parte arbustos ou lianas, de folhas simples ou compostas. As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.
A maior produtora de jasmins do mundo é a Índia mas a China sempre foi uma grande produtora de jasmim.
O aroma dessa planta é adocicado, e é juntamente com a rosa um dos aromas fundamentais da perfumaria. Na China misturam-se flores de jasmim com as folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciada.
Dentre as espécies mais populares de jasmim, destacam-se efectivamente o Jasminum multiflorum nativo da Índia, mas também é possível cultivar o Jasminum azoricum, ou Jasmim-dos-Açores.
Talvez menos conhecido do público em geral, a espécie Jasminum azoricum (Jasmim-dos-Açores), que como o próprio nome indica é originário do arquipélago dos Açores. Só recentemente esta espécie de jasmim começou a ser comercializada, mas a sua folhagem densa e flores extremamente odoríferas, rapidamente conquistaram o mercado viveirista. Para além da sua beleza é ainda bastante resistente a solos pobres, aguentando alguma secura, desde que não seja prolongada. A sua propagação por estaca é fácil, devendo ser feita a partir de talos semi-lenhosos cortados em finais do verão e postos a enraizar em estufa.

1 Comments:

At 17:46, Blogger Rodrigo Maia da Silva said...

Boas,

Tudo bem consigo?

Escrevi para um jornal Francês... é verdade saiu hoje "Luso Jornal" - www.lusojornal.com - na página 9 do mesmo (Qualquer pessoa pode visualizar o jornal em PDF gratuitamente)

No meu blogue tem o artigo completo...

Cumprimentos,

Rodrigo Silva

 

Enviar um comentário

<< Home