Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-09-04

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (Cinco centavos do México de 1965)

As moedas de Cinco centavos do México, como a de 1965, tem cunhada uma Águia e serpente e um cacto. Trata-se do brasão de armas desse país que também está colocado ao centro da bandeira, e inspira-se na lenda asteca sobre a fundação Tenochtitlan. Segundo esta lenda, os astecas, então uma tribo nómada, encontravam-se a vaguear pelo México em busca de um sinal que lhes indicasse o sítio exacto onde deveriam construir a sua capital. O deus da guerra Huitzilopochtli havia-lhes ordenado que procurassem uma águia pousada em cima de um cacto que crescia sobre uma rocha submersa num lago. A águia teria no bico uma serpente que acabara de caçar. Após duzentos anos de deambulações, encontraram o sinal prometido numa pequena ilha no pantanoso lago de Texcoco. Aí fundaram a sua capital, Tenochtitlan, que mais tarde se tornou conhecida como Cidade do México, a actual capital do México.
O brasão de armas mexicano, foi redesenhado em 1968, por Francisco Eppens Helguera e aprovado pelo presidente Gustavo Díaz Ordaz.
No México, os cactos, da família Cactaceae, são comum e variados. Existem cerca de, aproximadamente, 84 géneros e 1400 espécies de catos nativos das Américas. São frequentemente usados como plantas ornamentais, mas alguns também na agricultura.
São plantas pouco usuais na Europa, adaptadas a ambientes extremamente quentes ou áridos, apresentando ampla variação anatómica e capacidade fisiológica de conservar água. Apresentam uma modificação caulinar chamada de Cladódio. Os seus caules expandiram-se em estruturas suculentas verdes perenes contendo a clorofila necessária para vida e crescimento, enquanto as suas folhas se transformaram nos espinhos pelos quais os cactos são bem conhecidos. Algumas espécies confundem-se com a família Euphorbiaceae.
O mais alto é o Pachycereus pringlei, cuja altura máxima registrada foi 19,20 metros, e o mais pequeno é o Blossfeldia liliputiana, com apenas cerca de 1 cm de diâmetro. As flores dos cactos são grandes, como os espinhos e ramos e brotam das areolas. Muitas espécies apresentam floração nocturna já que são polinizadas por insectos ou pequenos animais nocturnos, principalmente borboletas e morcegos.