Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-09-17

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e simbolismo (Fifty cents de Singapura)

As moedas de 50 cents de Singapura, como a de 1995, têm cunhada a planta trepadeira tropical Allamanda cathartica ou Allamanda herndersonii.
O nome popular dessa planta é Alamanda, dedal-de-dama, carolina ou alamanda-amarela. É uma trepadeira bastante conhecida e utilizada. A alamanda apresenta vistosas flores amarelo-ouro, praticamente o ano inteiro. A folhagem também é bastante ornamental, composta de folhas verdes e brilhantes. É considerada um planta tóxica e por este motivo deve-se mantê-la longe do alcance de crianças pequenas e cães.
A alamanda produz flores amarelas e grandes, necessita de sol pleno e reproduz-se através de estacas. Originária do Brasil, é ideal para climas quentes e húmidos, como é o caso de Singapura.
Deve ser cultivada em solo fértil e com regas regulares. É perfeita para cobrir pérgolas, muros e caramanchões, mas deve ser podada inicialmente. Devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas mais frágeis. O seu crescimento é moderado.