Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-09-04

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (5 cent da Holanda de 1980)

As moedas de 5 centimos da Holanda, como a de 1980, antes da moeda única europeia, tinham cunhadas um Ramo de zimbro-rasteiro (Juniperus communis).
O Juniperus communis é um arbusto perene da família das cupressáceas que, geralmente, não atinge mais de 1 metro de altura, embora se encontrem espécimes que cheguem aos 7 m, em forma arbustiva, ou mais, em forma arbórea (principalmente na Europa).
É designado vulgarmente como cedro, genebreiro, junípero, junípero-comum, zimbrão, zimbro, zimbro-anão zimbro-comum, zimbro-rasteiro ou zimbro-vulgar. Tem ramos que se dispersam lateralmente, formando matos rasteiros e densos com cerca de 1 a 4 metros de diâmetro. As folhas, subimbricadas, em verticilos de três, apresentam uma faixa estomática branca na página superior. Os ramos, geralmente em grupos de três com a base ao mesmo nível no caule, são ascendentes ou rasteiros. A casca é lisa em ramos pequenos, com menos de 1 cm de diâmetro, exfloiando em ramos maiores. O fruto consiste em gálbulos pruinosos, de 6 a 9 mm, negros quando maduros - e que podem ser usados para produzir a bebida designada como "genebra" (do francês genièvre, que designa os gálbulos) ou gin, e também o Steinhaeger. Em Portugal, encontra-se, sob a forma da subespécie nana, nos pontos mais altos da Serra da Estrela e da Serra do Gerês.
Os frutos são redondos, com tamanho semelhante aos grãos da pimenta caiena, verdes quando novos, mas pretos e cobertos por um véu ceroso e azulado quando maduros.
Na cozinha, o zimbro entra na preparação do chucrute. Também é um excelente tempero para marinados. Inteiro ou amassado, enobrece o patê de fígado e até o toucinho defumado. O zimbro é ainda um versátil aromatizante, se misturado ao vinho, ao conhaque ou ao alho. Serve igualmente para aromatizar caças, peixes e carnes de porco. O Zimbro é muito utilizado na cozinha holandesa.