Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-09-04

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (X centavos de 1968 - Portugal)

As moedas portuguesas de X centavos, como as de 1968, tinham cunhado um Ramo de oliveira (Olea europaea). Ao longos dos tempos desde o final da Primeira República que o ramo de oliveira está presente nas moedas de X, XX e 20 centavos, talvez pelo facto de Portugal ser um grande país produtor de azeite e de este constituir parte da base alimentar das famílias portuguesas.
O azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânica e actualmente presente em grande parte das cozinhas.
Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares.
A região mediterrânica, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, produção essa, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.
A origem da oliveira, na sua forma primitiva, remonta ao Terciário, anterior portanto ao aparecimento do homem, e situa-se nesse período na Ásia Menor, provavelmente na Síria ou na Palestina, regiões onde foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos datados do começo da Idade do Bronze. Todavia, em toda a bacia do Mediterraneo são encontradas folhas de oliveira fossilizadas, datadas do Paleolítico e do Neolítico, sendo também pesquisada a sua origem ao sul do Cáucaso, nos planaltos do Irão.