Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-01

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e simbolismo (2$50 de 1983 de Portugal)

As moedas de 2$50 de 1983, Portugal, têm cunhadas na face a espécie botânica, de elevado valor alimentar Zea mays, Milho.
Zea é um género botânico pertencente à família Poaceae. A espécie Zea mays é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, popularmente chamado de milho.
Na classificação taxonómica de Jussieu (1789), Zea é o nome de um género botânico, ordem Gramineae, classe Monocotyledones com estames hipogínicos.
Na actualidade, o milho, em função de sua composição química e valor nutritivo, destaca-se como um dos mais importantes cereais cultivados e consumidos em todo mundo, seja na alimentação humana ou animal.
Nos Açores, esta cultura arvense também assume um lugar de destaque e é aquela que mais explorações agrícolas envolve, estimando-se uma ocupação de 4.580,8 ha de área cultivada (valores referentes a 2004 publicados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores).
A cultura do milho surge nos Açores directamente ligada às explorações leiteiras, as quais utilizam as parcelas de terra com melhor aptidão para o seu cultivo. Esta cultura encontra-se perfeitamente adaptada às condições climáticas dos Açores, desenvolvendo o seu ciclo ao longo da Primavera e Verão.
O milho é uma planta que necessita de calor e humidade para produzir satisfatoriamente e proporcionar rendimentos compensadores. Esta cultura desenvolve-se bem em zonas que apresentam uma boa distribuição das chuvas ao longo do seu ciclo, temperaturas médias diárias superiores a 19 ºC e temperaturas do solo superiores a 10ºC, sobretudo aquando da germinação e emergência das plântulas. As maiores exigências em humidade ocorrem nas épocas de germinação, florescimento e durante o enchimento dos grãos. As deficiências em humidade, temperatura e/ou nutrientes, próximo e durante o desenvolvimento da bandeira do milho, poderão levar a grandes perdas de produção.
Esta cultura adapta-se a diversos tipos de solo, desde que tenham uma boa drenagem.