Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-08

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (10 pfennig da Alemanha)

As moedas de 10 pfennig da Alemanha, antes da entrada do euro, tinham cunhadas na face uma folha de Carvalho-vermelho (Quercus robur) e no verso, duas espiga de trigo (Triticum vulgare).
A madeira de carvalho é preferida para o fabrico de vasilhas, pelas suas propriedades mecânicas (dureza, flexibilidade), físicas (porosidade) e pela sua composição química. Os carvalhos tradicionalmente utilizados no fabrico de barricas, são os franceses, das espécies Quercus robur (sobretudo da floresta de Limousin). Devido à forte procura de madeira nos últimos anos, tem-se assistido a um decréscimo considerável de produção nas principais regiões francesas.
Para compensar este déficit importante, a tanoaria teve que procurar alternativas noutros pontos do globo tais como, as regiões do norte (Alemanha Setentrional) e leste da Europa (Áustria, Roménia e sul da Rússia), e também da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) . O Carvalho-vermelho tornou-se assim uma boa fonte de rendimento da Alemanha.
Quanto ao trigo (Triticum vulgare), a Europa apresenta uma importante e diversificada produção agrícola, com grande aproveitamento dos seus solos, geralmente férteis. O uso do solo está sujeito à técnicas adequadas e modernas, com elevada produtividade.
A cultura de cereais é predominante, destacando-se o "trigo", produto mais importante. A sua principal área produtora é a região de solos negros da Ucrânia (tchernoziom). Há outros países que se destacam na produção de trigo, como Itália, França, Alemanha e Rússia.