Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-15

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (5 cents do Canadá de 1968)

As moedas de 5 centimos do Canadá, como as de 1968, tem gravado um Castor americano (Castor canadensis).
O Castor é um género de roedores semi-aquáticos, da família Castoridae, nativo da América do Norte e da Europa, sendo o único género ainda existente dessa família, com duas espécies remanescentes: o Castor fiber (castor-europeu) e o Castor canadensis (castor-americano). Existiu também o castor-de-kellogg (Castor californicus), que está extinto desde o Pleistoceno. Todas eles habitam exclusivamente o Hemisfério Norte, excepto alguns castores americanos, que chegaram à região sul-americana da Terra do Fogo, introduzidos artificialmente. Também introduziram-se indivíduos desta espécie em certas regiões da Europa. Com estas exceções, o Castor canadensis habita unicamente a América do Norte, e o Castor fiber, regiões da Europa e da Ásia. O extinto Castor californicus estendia-se, pelo que hoje em dia é o oeste dos Estados Unidos. As espécies vivas são muito similares entre si, mas investigações genéticas demonstraram que as populações europeias e norte-americanas são duas espécies distintas, sendo a principal distinção entre elas o diferente número de cromossomas.
Estes animais são conhecidos pela sua habilidade natural para construir diques em rios e riachos que são os seus lares — chamados tocas — criando assim represas que bloqueiam a corrente de água. Para a edificação destas estruturas utilizam principalmente troncos de árvores, que derrubam com os seus poderosos dentes incisivos. Apesar da grande quantidade de árvores que devastam, os castores não costumam prejudicar o ecossistema em que vivem: pelo contrário, mantêm-no saudável, pois os seus diques têm um grande quantidade de benefícios: estas barreiras propiciam a criação de zonas húmidas, ajudam a controlar inundações e eliminam contaminantes da corrente. Porém, em ecossistemas estranhos para eles, estas modificações no ambiente podem ser prejudiciais, como aconteceu, por exemplo, com os castores introduzidos na Terra do Fogo e nas comunidades espanholas de Navarra e La Rioja.
Desde há centenas de anos os castores fazem parte da cultura popular e, em alguns casos, tiveram uma grande influência no desenvolvimento das sociedades humanas. Um exemplo disto é a sua importância na colonização europeia da América, pois a procura das suas peles foi um dos factores que impulsionaram a exploração e o posterior desenvolvimento económico da América do Norte. Isso deveu-se ao valor comercial de suas peles e de outros produtos obtidos deles, como o castóreo.
O casro também é um elemento muito representativo na cultura do Canadá, a tal grau que é o animal-símbolo nacional daquele país. A influência dos castores no Canadá não se limita ao sector económico e comercial, também abarca campos variados como a literatura, a religião e o desporto.