Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-28

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (10 kobo da Nigéria de 1973)

As moedas de 10 kobo da Nigéria, como a de 1973, têm gravadas um dendezeiro ou palmeira-de-óleo-africana (Elaeis guineensis).
As palmeiras-de-óleo (género Elaeis) compreendem duas espécies da família Arecaceae (família das palmeiras). São plantas cultivadas para a produção de óleo de palma. O dendezeiro ou palmeira-de-óleo-africana, Elaeis guineensis, é espontânea na África ocidental, ocorrendo na Guiné daí o nome guineensis, entre Angola e Gâmbia, enquanto que a palmeira-de-óleo-americana (Elaeis oleifera) é espontânea nos habitats tropicais da América Central e da América do Sul.
A palmeira chega a atingir 15m de altura. Os seus frutos são de cor alaranjada, e a semente ocupa totalmente o fruto. O seu rendimento, em termos de produção de óleo, é muito grande, produz 10 vezes mais óleo do que a soja, 4 vezes mais do que o amendoim e 2 vezes mais do que o coco.
Da amêndoa do fruto extrai-se também um óleo usado em cosmética e na fabricação de chocolate.
Os frutos, nozes pequenas e duras, possuem polpa (mesocarpo) fibroso que envolve o endocarpo pétreo. Nascem negros e quando estão maduros adquirem uma cor que varia entre o amarelo forte e o vermelho rosado.
A Elaeis guineensis, segundo a espessura do endocarpo do fruto, é classificada em:
Macrocaria: possui frutos com endocarpo com espessura acima dos 6mm; sem importância económica.
Dura: fruto com endocarpo de espessura entre 2 e 6mm, com fibras dispersas na polpa. Usado como planta feminina na produção de híbridos comerciais.
Psífera: frutos sem endocarpo, usada como fornecedora de pólen na produção de híbridos comerciais.
Tenera: híbrido do cruzamento da Psifera e Dura; tem endocarpo com espessura entre 0,5mm e 2,5mm e com anel de fibras ao redor do endocarpo. As suas sementes são recomendadas para plantios comerciais. Tem uma vida económica entre 20-30 anos, produz 10-12 cachos anualmente, que pesam entre 20 a 30 kg (cada), com cerca de 1000 a 3000 frutos (cada cacho). É boa produtora de inflorescencias femininas. A semente ocupa totalmente a cavidade do fruto e contém o óleo de palmiste (palm kernel oil) que é esbranquiçado e quase sem cheiro e sabor.