Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-15

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (50 tolar da Eslovénia)

As moedas de 50 tolar da Eslovénia, antes da entrada no Euro, tinham cunhada a espécie Bos Taurus Taurus.
Bos taurus (família Bovidae) é a designação científica do touro europeu, sendo também usado na denominação vernacular do indivíduo pertencente ao gado bovino.
O Bos taurus possui duas subespécies, a saber: Bos taurus taurus (gado taurino, de origem europeia) e Bos taurus indicus (gado zebuíno, de origem asiática).
Esta espécie foi domesticada pelo homem e é explorada para a produção de leite, carne e pele (couro) e também como meio de transporte e animal de carga. Também os ossos são aproveitados, para a fabricação de farinha, sabão e rações para animais. O casco e os chifres têm usos diversos e os pêlos das orelhas são usados para a confecção de pincéis artísticos.
Os machos de determinadas raças podem ser também usados como entretenimento nas touradas e nos rodeios.
A carne bovina por ser largamente consumida nas mais diversas partes do mundo, principalmente nos países de origem latina, é vendida em pedaços, bifes, moídas com as variantes de nomes dado a cada tipo de carne extraída de determinadas regiões do boi/vaca. A Região Autónoma dos Açores, explora quase em exclusivo esta subespécie para a produção simultânea de leite e carne, mas também, na ilha Terceira (gado bravo), para as touradas à corda e touradas de praça.