Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-21

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (100$00 dos Açores- Portugal de 1986)

A moeda de 100$00, comemorativa do aniversário da Autonomia da Região Autónoma dos Açores dos Açores- Portugal, em 1986, possui cunhada uma hortense ou hortênsia (Hydrangea macrophylla).
A Hydrangea macrophylla é uma espécie de hortênsia nativa do Japão. A Hydrangea macrophylla tem flores rosa ou azuis dependendo do pH do solo, ou seja, da sua acidez. Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto em solos alcalinos são cor-de-rosa.
Nos Açores é considerada uma planta invasora e perigosa para a flora nativa. No interior das ilhas debruam as estradas dando-lhe um colorido singular. Esses muros de hortenses, presentes em todas as ilhas impressiona os turistas pelo seu efeito.
No sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, existe uma região denominada "Região das Hortênsias", caracterizada pelo ajardinamento de casas e estrada com esta espécie. O Clima do Rio Grande do Sul tem características próximas do clima dos Açores. Gramado, cidade mais representativa desta região turística brasileira, tem a hortênsia como a sua flor símbolo. Os Açores, são conhecidos por esta flor, mas nunca a adptotaram com símbolo oficial. As hortênsias possuem hidrangina, o que as torna venenosas. Este veneno causa cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vómitos e coma, todavia, alguns bovinos nos Açores ingerem-na e não parecem ter qualquer tipo de problema.