Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-24

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (10 centesimos do Uruguai)

As moedas de 10 centesimos do Uruguai tem cunhado um Cavalo crioulo (Equus caballus).
Os cavalos crioulos são personagens da história do Uruguai, A raça chegou a esse país há cerca de 500 anos e tornou-se selvagem pela própria natureza.

Assim, o Homem e a natureza convivem na busca de harmonia desde os tempos da colonização. Para dominar a imensidão das pampas, antes, era preciso domar o cavalo, que chegou ao Uruguai pela mão dos conquistadores espanhóis.
Eram animais treinados para a guerra, mas as fugas e o abandono no campo fizeram deles cavalos selvagens. A seleção natural, num ambiente de inverno rigoroso, preservou os mais fortes. Surgiu então uma raça resistente, bem adaptada: o cavalo crioulo do Uruguai.
Hoje, o cavalo crioulo é um companheiro inseparável de quem trabalham nas fazendas, até na hora do descanso, depois de um dia de sol. É um personagem da história, uma riqueza viva sobre o chão do Uruguai.
O cavalo (do latim caballu) é um mamífero hipomorfo, da ordem dos ungulados, uma das sete espécies modernas do gênero Equus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados, garanhão e para os filhos, potro. Esse animal é membro da mesma família dos asnos e das zebras, a dos equídeos. Todos os sete membros da família dos equídeos são do mesmo género, Equus, e podem relacionar-se e produzir híbridos, não férteis, como as mulas. Pertencem à ordem dos perissodáctilos da qual fazem parte rinocerontes e os tapires. Os cavalos têm longas patas de um só dedo cada. Os cavalos (Equus caballus) estão perfeitamente adaptados a diversos desportos e jogos, como corrida, polo, provas de ensino ou equitação.
Esses animais dependem da velocidade para escapar aos predadores. São animais sociais, que vivem em grupos liderados por matriarcas. Os cavalos usam uma elaborada linguagem corporal para comunicar uns com os outros, a qual os humanos podem aprender a compreender para melhorar a comunicação com eles. O seu tempo de vida varia de 25 a 30 anos.
Como curiosidade, a raça mais rápida de cavalo, o famoso thoroughbred (puro sangue inglês ou PSI) alcança em média a incrível velocidade de 17 m/s (aproximadamente 60 km/h).

Recentemente faz-se um esforço para reconhecer uma nova raça de cavalos nos Açores-Portugal: O pónei da Terceira, chegou a ser considerado em vias de extinção, mas hoje já tem mais de 40 exemplares. O próximo objectivo dos investigadores da Universidade dos Açores é o reconhecimento do Pónei da Terceira como raça.