Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-10

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (One dollar da Nova Zelândia)

A moeda de 1 dollar da Nova Zelândia, como a de 1990, tem cunhada um Kiwi (Apteryx australis) com um feto (Cyathea dealbata) no bico.
As aves de nome kiwi têm actividade nocturna e passam o dia a dormir em troncos ou buracos de árvores. A sua visão é fraca, mas a restante parte sensitiva está desenvolvida. As asas desse pássaro são rudimentares e não têm cauda.

Os kiwi são encontrados apenas na Nova Zelândia, ou seja, são endémicos dessas ilhas, e há duas espécies semelhantes: o comum, que está representado na moeda de "one dollar" (Apteryx australis) e o de Owen (Apteryx owenii). Em geral, esses pássaros medem entre 48 cm e 84 cm e pesam até 4 kg. Normalmente, as fêmeas são maiores do que os machos. Existem várias subespécies de kiwi.


Os kiwis alimentam-se de insectos, larvas, frutos e bagos. Para pôr os ovos, regra geral dois, o kiwi comum costuma escondê-los em buracos entre as raízes das árvores ou em buracos no solo. O kiwi tem algumas particularidades que o distingue da maioria das aves. As suas narinas localizam-se na extremidade do bico, e não na base, facto que favorece ainda mais o seu olfacto e ajuda-o a encontrar as suculentas minhocas que fazem parte da sua dieta. De aparência atarracada, o kiwi ao caminhar assemelha-se muito a um porco-espinho. É uma espécie monogâmica, sendo o macho quem choca os ovos – por sinal, os maiores do mundo em proporção ao tamanho da ave .
Sem dúvida que este é um dos mais curiosos membros do grupo das aves de solo. Esta ave é símbolo da Nova Zelândia tendo a sua imagem estampada nas moedas e selos do país. A espécie chama a atenção não só pela estranha aparência, mas também devido a outras características incomuns, diferente de todas as outras aves, tal como se referiu anteriormente. As excentricidades biológicas do kiwi não ficam por aí! A fêmea desta espécie faz uma árdua postura de um a dois ovos por ano os quais medem 14 cm x 7,5 cm, em média, e pesam quase meio quilograma, cada um deles.

O kiwi é uma ave tímida e esquiva. Durante o dia refugia-se num buraco no chão, ou abriga-se junto às raízes das árvores, onde costuma colocar os ovos. É um pássaro das florestas neozelandesas em vias de extinção.

Os primeiros colonos introduziram nas ilhas a doninha e o furão que causaram grande impacto na fauna local, principalmente, na população dos kiwis que, por não conseguirem voar se tornaram presas fáceis dos mamíferos invasores.
Como a sua visão é fraca, o kiwi orienta-se, sobretudo pelo olfacto e pela audição. A conformação do seu bico com as narinas na sua extremidade, auxiliam-no, na tarefa de encontrar e arrancar as minhocas do solo, todavia, também come aranhas, gafanhotos, larvas e, ocasionalmente, pequenos frutos.

O casal de kiwis permanece unido a vida inteira, sendo a fêmea ligeiramente maior do que o macho. Pra se ter uma idéia do seu tamanho, este pássaro é um pouco maior do que um galo comum.
O kiwi é chamado pelos nativos da Nova Zelândia de tokoeka.

A Cyathea dealbata, é um feto, comummente chamado de feto-prata-arbóreo, ou apenas feto-prateado. Na língua Maori é denominado de kaponga ou ponga. É uma espécie endémica da Nova Zelândia.

Este feto arbóreo pode atingir até 10 m de altura. A sua copa é densa e os ramos de coloração prateada na parte inferior, chegam a atingir 4 m de comprimento.
A Cyathea dealbata apareceu na Nova Zelândia e ilhas Catham,no Plioceno, entre 1,8 e 5 milhões de anos atrás.