Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-17

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (200$00 de Portugal de 1998)

A moeda de 200$00 de Portula, de 1998, tem cunhada umacoroa de peixes e uma Sardinha (Sardina pilchardus).
A sardinha tem a seguinte distribuição: Rara na Islândia, mas presente desde o Mar do Norte até Senegal; Mediterrâneo, Mar de Marmara e Mar Negro.
A Morfologia: Peixe comprido e cilíndrico. Mandíbulas de igual comprimento. Opérculo com estrias radiais. Dorso azul-esverdeado, parte ventral prateada.
Biologia: São gregárias e formam grandes cardumes. São filtradoras e vivem entre 10 e 100m de profundidade. Quando jovens migram para a costa e águas pouco profundas; quando adultas, águas oceânicas e mais profundas.
Reprodução: Desova em primavera e perto da costa.
A sardinha, Sardina pilchardus, é a espécie mais abundante da costa portuguesa, cujos lípidos apresentam características interessantes sob o ponto de vista nutricional, devido ao facto de conterem uma percentagem elevada de ácidos gordos do tipo omega 3, frequentemente referenciados como hipocolesterolémicos. Os triglicéridos constituem a classe dominante, sendo mais abundantes quando a sardinha está mais gorda. Os ácidos gordos polinsaturados estão inversamente correlacionados com o teor lipídico, enquanto que a percentagem dos monoinsaturados é inferior nos meses em que a sardinha está mais magra. A percentagem dos saturados, por seu lado, parece ser pouco afectada pela época do ano.
Entre a percentagem de polinsaturados, monoinsaturados, saturados, EPA e DHA e o teor em lípidos foram estabelecidas várias correlações significativas bem como entre a percentagem dos polinsaturados e a dos moaoinsaturados.

1 Comments:

At 18:06, Blogger Unknown said...

sabe me dizer quanto vale esta moeda?

 

Enviar um comentário

<< Home