Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-24

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (100 Yenes do Japão)

A moeda de 100 yenes do Japão, tem cunhada a Sakura (flor de cerejeira), mais precisamente a espécie Prunus serrulata.
Sakura em português significa cerejeira. É a planta símbolo da primavera do Japão. As flores começam a surgir em Março ou Abril e atingem o auge da sua beleza em Julho.
A tradição japonesa de admirar as cerejeiras em flor chama-se Hanami. O Hanami pode incluir desde a recitação de poemas até ao pique-nique em família sob as cerejeiras.
Durante o Período Heian (794–1191), os japoneses adquiriram muitas práticas da China, inclusive o fenómeno social da apreciação de flores (hanami: 花見), onde a família imperial, poetas, cantores e outros aristocratas se reuniriam e celebrariam sob as árvores floridas. No Japão, as cerejeiras eram plantadas e cultivadas pela sua beleza, em vez dos frutos, para adornar os pátios da nobreza em Kyoto, pelo menos desde 794.
Na China, a ume, ou ameixeira chinesa, (na verdade, uma espécie de damasqueiro) era considerada a melhor, mas em meados do século IX, a cerejeira subsituíu a ameixeira como a espécie favorita no Japão.
Todos os anos, a Agência Meteorológica Japonesa e o público acompanham a sakura zensen (a afloração das cerejeiras) à medida que esta vai avançando no arquipélago, para o norte, com a chegada do tempo quente.
A floração inicia-se em Okinawa em Janeiro e chega a Quioto e Tóquio no final de Março ou começo de Abril.
Festivais Hanami celebram a beleza da cerejeira e para muitos são uma oportunidade de relaxar e aproveitar a bela vista. A tradição do hanami já tem centenas de anos no Japão, segundo crónicas do século VIII de Nihon Shoki (日本書紀) onde já se fala de festivais hanami a serem celebrados desde o século III.
A maioria das escolas japonesas e dos prédios públicos tem cerejeiras do lado de fora. Já que tanto o ano fiscal como o ano escolar começam em abril, em muitas partes de Honshū, o primeiro dia de trabalho ou de estudos coincide com a estação da sakura.