Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-17

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (Quarter dollar dos Estados Unidos da América de 1999)

Em 1999, nos Estados Unidos da América cunharam-se moedas alusivas a cada um dos Estados. A alusiva ao Connecticut tem cunhada o "Charter Oak" (Carvalho da Constituição).
O "The Charter Oak" é um grande carvalho branco (Quercus alba) pouco comum, que datava do século XII ou XIII e que viveu até 1856, no local denominado pelos ingleses por Wyllys Hyll, na actual cidade de Hartford, no Connecticut.
O nome de "Charter Oak" (Carvalho da Constituição) está associado a uma lenda local, onde se afirma que a grande cavidade que esse carvalho antigo possuía, serviu para escrever a Carta da Constituição Americana, em 1687. Essa árvore foi derrubada por uma tempestade violenta.


O carvalho branco americano (Quercus Alba) cresce nas áreas de Missouri, Ohio, Kentucky, Connecticut e Tennessee. Essa árvore produz uma madeira que dá ao vinho pouco tanino, por não ser poroso e além disso acrescenta ao vinho os aromas de baunilha e coco.

O nome do género, “Quercus” deriva da palavra céltica Quercua que significa “bom” e cuea “árvore”. O Carvalho era uma árvore sagrada para os Druidas e foi por muito tempo um símbolo de fertilidade e imortalidade. No passado, as mulheres que desejavam engravidar levavam consigo uma bolo como um talismã. Na mitologia nórdica, o Carvalho era associado ao deus do trovão, uma vez que os arvoredos de Carvalho pareciam atrair muitos raios. Para os Romanos, o Carvalho simbolizava coragem e os heróis de guerra eram frequentemente coroados com uma grinalda de folhas de Carvalho.