Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-12-01

Ano Internacional da Astronomia - Dia 326 "Brasão de Vila de Soure"

Félix Rodrigues

Soure é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e subregião do Baixo Mondego, com cerca de 8 500 habitantes.
O brasão desta Vila portuguesa é constituído por um escudo vermelho, com uma águia de voo de ouro, realçado de negro, bicada e sancada de negro. Em chefe, um sol de ouro e um crescente de prata. Tem uma coroa mural de prata de quatro torres. No listel branco, estão inscritas a negro as palavras " VILA DE SOURE " (ver figura seguinte).
Tal como em muitos brasões de cidades e vilas portuguesas, o sol e a lua representam o homem e a mulher ou a recriação dos ciclos da Natureza, por se juntarem os princípios do feminino e do masculino. Neste caso, a Lua está sob a forma de crescente, na mesma posição e não na posição de minguante, como se pode observar nos brasões de Valença do Minho ou da Vila de Mourão, tal qual como representada na ilustração medieval que se segue:
Nesse brasão o sol tem forma antropomorfa, mas a lua não.
Também aqui, o crescente pode lembrar a conquista da vila aos árabes e o sol a entrada na cristandade. A águia, tem uma simbologia muito própria quer no Novo quer no Antigo Testamento. A vigorosa ave, cujo caminho está no céu, era uma figura da força e resistência no Antigo Testamento. A referência a essa ave também se pode encontrar no Novo Testamento na passagem de Jó de forma modificada na profecia de Jesus: "Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias" (Mateus 24: 28). As águias constituem aqui o símbolo dos fiéis que se reúnem em redor do corpo de Cristo assassinado, mas em seguida ressuscitado. A associação da águia ao Sol reforça essa ideia cristã, pois Jesus é “A luz do Mundo”. Esses elementos medievais estão presentes na iconografia medieval da figura anterior,
A fundação do Concelho de Soure é anterior à nacionalidade: D. Henrique e D. Teresa, pais de D. Afonso Henriques, outorgaram foral à população de Soure, em Junho de 1111. A importância geo-estratégica e económica de Soure, fizeram deste Concelho uma importante comenda da Ordem de Cristo. D. Manuel l concedeu-lhe foral novo em 1513.
A vila chamava-se, no tempo dos romanos, Saurium. Foi devastada pelos mouros e reconquistada pelas hostes cristãs e repovoada pelo Conde D. Henrique. Devido à facilidade de penetração e porque constituía uma importante linha avançada da defesa de Coimbra, esta região foi, no período medieval, palco de renhidas lutas e devastações entre mouros e cristãos. Neste contexto, crê-se toda a simbologia do brasão esteja impregnado quer dos valores cristãos quer do misticismo medievais.