Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-05-23

Ano Internacional da Astronomia - Dia 144

M83- A Galáxia dos mil rubis.
Fonte: European Southern Observatory.
M83 é, ao que parece, uma versão da Via Láctea em pequena escala com um tamanho 2,5 vezes menor. Trata-se também de uma galáxia do tipo espiral a 15 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Hidra. Esta galáxia foi descoberta no século XVIII, mas até hoje guarda alguns mistérios, justamente o que a faz ser tão observada.
Essa nova imagem, do Observatório Europeu Austral (ou ESO, em inglês) mostra uma miríade de regiões de formação de estrelas, em especial aquelas com possuem muita massa. Essas regiões são os tais rubis da foto anterior, regiões onde o hidrogénio está num estado excitado e brilha intensamente com uma coloração rosada. Não é difícil notar que essas regiões traçam muito bem a posição dos braços espirais da galáxia. Na zona dos raios ultravioleta ou ondas rádio, essa galáxia mostra que existe formação de estrelas em regiões externas, muito afastadas de onde se esperaria que isso estivesse acontecendo.
Esta galáxia é uma das fábricas mais produtivas de supernovas, sendo uma das duas galáxias conhecidas que teve seis explosões de estrelas nos últimos 100 anos. Só para comparar, a taxa de aparecimento de supernovas na nossa galáxia é de uma a cada cem anos.

1 Comments:

At 17:09, Anonymous Hanah said...

Felix

vim deixar-te um abraço, queria ter mais tempo para ler toda essa parte da Astronomia que é poesia pura,
obrigado por essa partilha.
e as outras tantas.

até mais

Hanah

 

Enviar um comentário

<< Home