Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-04-16

Páscoa: símbolo do perdão e do amor

Sabes quanto me custa pedir esmola?
-Um calvário.

Sabes o que recebo dos teus lábios?
-A minha cruz.

Quando sinto na boca o amargo do fel,
Imagino ser mel.
Ontem à ceia inspiraste-me,
Falsamente me beijaste,
Cruelmente me abandonaste.
Violentamente me fustigaste.
Eu não sou Jesus Cristo,
Este é apenas um poema de amor,
Daqueles que até Ele profetizou.

Sabes que ressuscitou?
Porque não fazes isso ao teu amor?

Félix Rodrigues

Angra do Heroísmo, 9 de Abril de 2009

Boa Páscoa a todos os que por aqui passam.

Texto de Gustavo Rocha
Independente da nossa crença, a Páscoa é um momento de reflexão. Uma data que remonta a uma palavra simples, muito esquecida nos dias actuais, mas fundamental para a nossa existência: Perdão.
Cristo morreu para redimir nossos pecados.
Se você não acredita nisto, não tem problema. Reflicta apenas. Um homem deu a própria vida em prol de outros homens. Ou seja, um gesto de abnegação, desprendimento, enfim, um acto único de amor.
O que realmente importa é que o perdão deve fazer parte das nossas vidas.
Afinal, porquê perdoar?
Porque somos seres imperfeitos, somos falhos, mas queremos acertar, e o nosso semelhante, tem o mesmo direito de errar.
O que faz o perdão?
Traz-nos paz. Devolve-nos o sentido de protecção e amor fraternal. Quando perdoamos de coração somos seres em estado de graça, de paz, de bondade, de união.
O perdão não é apenas um sentimento. O perdão é um acto. O perdão é uma atitude.
Perdoar não pode ser “de boca”. Perdoar tem que ser de coração, de peito aberto, sem orgulhos.
Perdão não significa aceitar tudo que o outro faz. Significa exigir porque o ama.
Perdoar é um acto em que temos que estar preparados. Pois, perdoar é deixar para trás tudo que passou e começar novamente.
Não é uma atitude fácil. Perdoar é difícil e por isto é tão raro.
Contudo, não é impossível perdoar. O elemento mais importante para o perdão está dentro de nós, está no nosso coração: o amor.
Independente da sua crença, pratique o perdão.
Aproveite este feriado prolongado para estar junto daquelas pessoas que ama e praticar o perdão. O perdão verdadeiro, de coração.
Assim como no dia a dia o mais importante é sermos pró-activos, estarmos à procura do crescimento e sobretudo da felicidade, devemos ver o acto de perdoar como parte de nossa existência.

20 Comments:

At 13:39, Blogger susana said...

ressuscitar o amor... que ideia inteligente e bonita. Levo-a comigo.
Obrigada. Boa Páscoa.
su

 
At 17:40, Blogger Su said...

como sempre um sentimento enorme transborda da escrita

quanto ao perdão...opsss é tão difícil que até doi....... digo eu, que sou deveras imperfeita...


feliz pascoa para si e todos os seus


jocas maradas..sempre....de sentires

 
At 17:42, Blogger Su said...

voltei..para dizer que eu tento.....tento....mas nem sempre consigo.................

+ jocas maradas

 
At 21:36, Blogger Fá menor said...

Belíssimo post!

Ele trouxe-nos a Luz da sua Ressurreição!

Que seja uma Páscoa de Luz, para todos!

Bjs

 
At 21:40, Blogger Berro d'Água said...

Li teus textos e como sempre, poetizar o que nem sempre é passível de ser poetizado e a isso eu chamo de talento e bom uso das palavras...

Beijos e boa páscoa também!!!
Cris

 
At 23:30, Blogger Oliver Pickwick said...

Prezado Félix, isso é que é surpreender. O amigo também verseja em outras moradas. Percebo que em sua mente, as Leis de Newton harmonizam-se com outras "leis" um tanto subjetivas.
Um abraço!

P.S.: "E Deus disse: 'faça-se Newton'. E tudo se fez luz".
(epitáfio do túmulo de Isaac Newton)

 
At 11:10, Blogger rute moura said...

Obrigada pelas suas palavras tão bonitas, principalmente nesta época. Boa Páscoa.

 
At 13:07, Anonymous Alexandra said...

Estou de acordo. Se bem que só podemos perdoar a quem quer ser perdoado... e há muito quem não o queira.

Páscoa Feliz!

:)

 
At 20:11, Anonymous Anónimo said...

Boa Páscoa.
Joe

 
At 21:46, Anonymous Anónimo said...

Feliz Páscoa.

maria azenha

 
At 01:03, Blogger Soraia said...

Que texto maravilhoso.. como escreve bem.. viajei na tua poesia e juntamente com a imagem...
beijos doces
ciganita

 
At 09:34, Anonymous Azoriana said...

A Páscoa continua nos nossos corações.
Obrigada por me teres dedicado tão lindos versos.
Um abraço contente e bela poesia encontro sempre aqui presente.

Rosa Maria

 
At 13:20, Anonymous Anónimo said...

Boa Páscoa atrasada.
JM

 
At 15:08, Blogger Isabel José António said...

Querido Amigo,

Cada post um encantamento.

Muitos parabéns pelo poema e pelo texto.

Perdoar, é mesmo PERDOAR. É não guardar rancor, é esquecer tudo o que tenha magoado. Porque quem se magoa não é a alma mas sim o ego.

Porque o ego não quer ser inferior, não quer perdoar, pois se tal acontecesse o ego perderia a sua importância.

É o maior desafio da humanidade ir para além do ego. Perdoar é um pequeno primeiro passo.

Um grande abraço.

José António

 
At 16:21, Anonymous Anónimo said...

Perdão e Amor...
Valores que na minha opinião estão em crise...
Outros valores se elevam... Infelizmente.
Obrigada pelos votos de felicidades.

P.S.: O blog O Meu Mundo já nãoé da minha autoria. O Elo e a Corrente, esse sim :).

Beijinho.

 
At 16:32, Blogger Nilson Barcelli said...

Atrasado para a Páscoa...
Mas ainda a tempo de ler 2 excelentes posts (este e o de cima, que não tem os comentários acessíveis).
Bom resto de semana, abraço.

 
At 18:58, Blogger **Viver a Alma** said...

Salvé meu amigo

O perdão traz LIBERTAÇÂO da alma...mas é necessário ESQUECER senão as mágoas ficam e o perdão fica pela metade...e vai corroendo a alma e o físico...daí tantas doenças.
Que a remissão seja o império da alma.

Curioso ver uma imagem que tenho no meu post mas esta é mais elaborada - uma mulher de branco saíndo da terra.

Salvé!

Vim aqui de fugida, porque tenho de visitar outros blogs, já que a net não tem estado de feição...convido-o para o dia da festa do 1º Aniversário do meu blog "sou Pò e Luz" que se realizará dia 17 - último de Lua Cheia. Deixo aqui o convite (clik) para entregar á entrada, para evitar "penetras"!

Abraço carinhoso meu
Sempre...
Mariz

 
At 03:12, Anonymous Ofeliazinha said...

Espero que a Pascoa tenha sido tranquila. Passo para deixar aquele abraço.

 
At 21:48, Blogger Gestao.Adv.br - Gestão, Tecnologia e Qualidade said...

Obrigado por publicar meu post. Adorei os comentários. Tudo de bom!

 
At 23:58, Blogger Desambientado said...

obrigado

 

Enviar um comentário

<< Home