Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-03-14

Ano Internacional da Astronomia - Dia 74


Tritão é a maior lua de Neptuno, com um diâmetro de 2,700 quilómetros (1,680 milhas). Foi descoberto porWilliam Lassell, um astrónomo inglês, em 10 de Outubro de 1846, apenas um mês depois de Neptuno ter sido descoberto. Tritão é mais frio do que qualquer outro objecto já medido no Sistema Solar, com uma temperatura à superfície de -235° C (-391° F). Tem uma atmosfera extremamente fina. Partículas de gelo de nitrogénio podem formar nuvens finas poucos quilómetros acima da superfície. A pressão atmosférica em Tritão é de cerca de 15 microbars, 0.000015 vezes a pressão à superfície do mar, na Terra.
Tritão é o único grande satélite no sistema solar a orbitar o planeta na direcção retrógrada -- numa direcção oposta à rotação do planeta. Tem também uma densidade de cerca de 2.066 gramas por centímetro cúbico (a densidade da água é 1.0 grama por centímetro cúbico). Isto significa que Tritão contém mais rochas no seu interior do que os satélites gelados de Saturno e de Úrano. A densidade relativamente alta e a órbita retrógrada levaram a que alguns cientistas sugerissem que Tritão pode ter sido capturado por Neptuno enquanto este viajava pelo espaço há vários biliões de anos. Se foi isto realmente o que aconteceu, o aquecimento por marés pode ter fundido Tritão na sua órbita originalmente excêntrica, e o satélite pode ter sido líquido durante um bilião de anos após a sua captura por Neptuno.
Tritão está cheio de fendas enormes. As imagens da Voyager 2 mostram erupções tipo geyser activas que espalham nitrogénio gasoso e partículas escuras de poeira por vários quilómetros na atmosfera.

Fonte: Voyager 2.