Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-02-06

Ano Internacional da Astronomia - Dia 38

Júpiter também possui aneis.
Autores: M. Belton (NOAO), J. Burns (Cornell) e colaboradores.

Os anéis de Júpiter são um sistema de anéis que circunda esse planeta. Foi o terceiro sistema de anéis planetários a ser descoberto no Sistema Solar, após os anéis de Saturno e os de Urano, e foram observados pela primeira vez durante a visita da sonda espacial Voyager I em 1979.
O sistema joviano de anéis é ténue e constituido essencialmente por poeiras. É formado por quatro partes: a parte mais interna com a forma de um toróide, que constitui a camada de poeiras mais espessa, pela segunda parte, que constitui o anel principal (o mais visível e também muito estreito); e por outros dois largos anéis chamados "aneis gossamer", um associado à lua Adrasteia e o outro à lua Tebe.
O anel mais interno e o anel principal são formados principalmente por material das luas Adrasteia e Métis e outros corpos celestes não observados. A cor do anel principal no espectro visível é o vermelho, excepto o do anel mais interno, que possui cor neutra ou azulada. O tamanho das partículas de poeira nos anéis é variável, mas as propriedades ópticas são determinadas pelas partículas com dimensões de 15 micrómetros em todos os anéis exceptuando o halo. O halo é provavelmente preenchido por poeiras de dimensões submicroscópicas. A idade dos anéis é desconhecida, mas sabe-se que o material que os forma é constantemente renovado e pode estar presente desde a formação de Júpiter.

Etiquetas: , , , , ,