Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-02-01

Ano Internacional da Astronomia - Dia 33

Cidade Inca- Estruturas rectangulares na superfície de Marte.
Em 1993 foi enviada a Marte uma sonda (Mars Observer) para estudar oficialmente, catalogar e cartografar diversas áreas do planeta vermelho. Segundo ex-membros da NASA e alguns jornalistas, a sonda espacial tinha ainda uma outra missão importante e confidencial: demonstrar que existia ou existiu uma civilização extraterrestre em Marte. Essa missão era a de explorar a fundo a formação rochosa conhecida como a “Face” e a estranha área onde esta se encontra, no “Complexo de Cydonia”. Depois de ter completado sem quaisquer problemas a viagem até Marte, quando a sonda se preparava para reentrar na Terra, a NASA anunciou que tinha ocorrido uma avaria e que a sonda se tinha perdido no Espaço. Estes factos levaram ao aparecimento de um vasto conjunto de teorias da conspiração.
Na imagem anterior, observa-se uma curiosa formação que foi apelidada de Cidade Inca, devido à sua semelhança com as cidades Incas. Estas formações são contínuas, não apresentam falhas, e erguem-se entre as planícies adjacentes como as muralhas construídas na Terra. Este facto levou a que a comunidade que "tem fé na vida em Marte", se entusiasmasse. Estas estruturas tem cerca de 5 km de comprimento.
A foto original da Mars Observer mostrava sulcos que se intercalavam e pareciam erguer-se a partir de uma única plataforma. Os cientistas espaciais achavam tratar-se de antigas dunas, que foram soterradas, endureceram e reexpostas outra vez à superfície de Marte. A imagem que aqui se apresenta, da Mars Global Surveyor, mostra no entanto, que os sulcos são parte de uma estrutura circular maior, que tem cerca de 86 quilómetros de diâmetro. De acordo com os cientistas do Malin Space Science Systems, que operam as cameras dessa sonda, é possível que os sulcos tenham sido formados a partir do impacto de um meteorito. A cratera teria sido soterrada e, com o tempo, ressurgido.

Etiquetas: , , ,