Ano Internacional da Astronomia - Dia 32
Candor Chasma- o Grande Canyon marciano.
Autor: Viking Project.
O nome Candor deriva do latim, candoris, que significa branco ou brancura. A palavra Chasma de origem latina é empregada para designar uma depressão alongada na superfície de um planeta.
A formação deste enorme desfiladeiro em Marte, deve-se provavelmente a deslizamentos de terra, vento, e talvez à acção da água e actividades vulcânicas. A multiplicação de indícios da presença de água em Marte reforça a teoria de que terá existido vida naquele planeta ou que esta poderá ainda existir no seu subsolo.
A câmara HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) a bordo da sonda da NASA, Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), observou riscas longas, direitas e escuras nas paredes do Candor Chasma, que faz parte do gigante sistema de desfiladeiros, Valles Marineris. Estas riscas, com cerca de meio metro de largura e com alguns quilómetros de comprimento, são fendas no chão que podem ter sido formadas a partir do peso de rocha sobreposta que desde aí sofreu erosão. Uma outra hipótese, que explica, essas fracturas é que elas podem ter sido causadas pelos processos que formaram o Valles Marineris, com cerca 4000 quilómetros de dimensão. Os cientistas acreditam que as fendas já lá estavam quando um líquido, muito provavelmente água, fluíu através delas.
Etiquetas: Ano Internacional da Astronomia, Candor Chasma, geologia, Marte, Valles Marineris
<< Home