Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-01-30

Ano Internacional da Astronomia - Dia 31

As Faces (montes) de Marte.
Autor: NASA.
Esta imagem mostra a Face de Marte, em Cydonia, que escritores com imaginação referiram como sendo uma evidência de vida inteligente em Marte. É mais provável que este monte, nas planícies do norte, tenha sido erodido pelo vento de forma a ter um aspecto parecido com uma cara. Cydonia está localizada na região de Marte chamada Arabia Terra e pertence à zona de transição entre as terras altas do sul e as planícies do norte de Marte. Esta transição é caracterizada por largos vales, cheios de materiais, resíduos geológicos e de pequenas elevações isoladas de várias formas e dimensões.


Depois de várias tentativas frustradas, devido à altitude e à poeira e névoa atmosféricas, para obter imagens da região de Cydonia no período de Abril de 2004 a Julho de 2006, a HRSC a bordo da Mars Express obteve finalmente, a 22 de Julho, uma série de imagens, entre as quais a imagem anterior, que mostram a famosa ‘face’em Marte com um detalhe sem precedentes.
Os dados foram recolhidos durante a orbita 3253 sobre a região da Cydonia, com uma resolução no solo de aproximadamente 13,7 metros por pixel. “Estas imagens da região de Marte, Cydonia, são verdadeiramente espectaculares”, afirma Agustin Chicarro, cientista do Projecto Mars Express. “Fornecem não só uma visão completamente nova e detalhada de uma área famosa para os fãs dos mitos espaciais em todo o mundo, mas também um detalhe impressionante de uma área de grande interesse para os geólogos planetários, e mostra mais uma vez o grande potencial da câmara da Mars Express.”

A Face do Rei

Esta nova face em Marte, intitulada "A Face do Rei", também tem sido alvo de especulações, havendo muitas hipóteses explicativas naturais para a sua aparência.

Etiquetas: , , , ,