Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-01-21

Ano Internacional da Astronomia - Dia 22


Vénus, sem a cobertura de nuvens.
Esta imagem é uma vista global da superfície de Vénus, centrada a 180 graus, longitude Este. A cor simulada, serve para evidenciar estruturas de pequena escala. Esta imagem, criada em 1996, é um mosaico com milhares de fotos de radar obtidas pela sonda Magalhães. Esta sonda sobrevoou por várias vezes o planeta e estudou a sua atmosfera e a sua superfície com uma precisão nunca antes obtida.
Foram necessárias algumas órbitas para mapear toda a superfície e ainda assim algumas áreas foram preenchidas por imagens de outras sondas.
Aproximadamente 70% da superfície é constituída por planícies, 8% por regiões montanhosas e planaltos elevados e 22% por depressões. Os cumes mais altos deste planeta chegam a atingir os 11000 metros (montes Maxwell).
Há diversas crateras resultantes do impacto de asteróides, todas com um diâmetro superior a 3 km. A sua estrutura interna é muito semelhante ao do planeta Terra, mas a crosta é constituída por um bloco único.
A superfície de Vénus é sólida e rochosa, onde as rochas se assemelham ao granito terrestre, no que se refere à sua composição em elementos radioactivos, pois contém 0,0002% de urânio, 4% de potássio e 0,00065% de tório. Nos locais onde pousaram as sondas Venera 9 e Venera 10, as medições de radioactividade sugerem uma composição semelhante à das rochas basálticas do fundo dos Oceanos terrestres e das regiões vulcânicas como os Açores e o Havai.

Etiquetas: , ,