Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2007-11-24

Spintrónica

Obriguei um electrão a confessar-se.
Dele recolhi depoimento,
Incerto, eu sei,
Porque quando mente também fala a verdade,
E quando quer ter rigor,
Também é enganoso.

É essa dualidade que origina a incerteza,
Teorizada por Heisenberg:
-O que ele diz que é, não o é exactamente.
-O que diz que não é, também poderá ser premente.

Se dança ou rodopia,
No sentido horário,
Gera em sintonia,
Um efeito magnético,
De rigor helvético.


Se rodar ao contrário,
Diz-se ser beneficiário,
De um efeito teorético,
Que ao primeiro é opositário.

Assim, a spintrónica,
Ultrapassa a electrónica,
Porque o electrão confessou,
O que muito bem guardou:
A forma como dança,
O modo como gira,
Que em tudo tem semelhança,
Com a verdade ou a mentira.

Félix Rodrigues

O que é que te faz rodar a cabeça?

O prémio Nobel da Física de 2007 foi atribuído ao francês Albert Fert e ao Checo, nacionalizado alemão, Peter Grünberg, pela descoberta da Magnetorresistência Gigante.
Pensamos que tais trabalhos, são essencialmente teóricos e que poucos impactos têm na nossa vida. O trabalho destes cientistas, teve um impacto tremendo na nossa sociedade tecnológica. Permitiu um avanço enorme no fabrico de discos duros para computadores, telemóveis e praticamente todos os dispositivos que permitem gerir e armazenar informação.
Albert Fert e Peter Grünberg são os percursores de uma nanotecnologia: a spintrónica, semelhante à designação de electrónica, onde electrónica é a ciência que estuda a forma de controlar a energia eléctrica por meios eléctricos nos quais os "electrões" têm um papel fundamental. Assim a spintrónica estuda a forma de controlar os micro-campos magnéticos gerados pelos movimentos de rotação dos electrões-spin’s.
A descoberta da magnetorristência gigante baseia-se na propriedade dos spin’s dos electrões (se rodam no sentido horário ou no sentido anti-horário) e na interferência entre os pequenos campos magnéticos gerados por esses movimentos de rotação com micro-campos magnéticos exteriores.
A spintrónica é responsável por 25% da economia dos Estados Unidos da América. Sendo os laureados Nobel da Física de 2007, Francês e Alemão, porque razão é a economia dos Estados Unidos aquela que mais beneficia da investigação desses cientistas?
É curioso que este trabalho de Albert Fert e Peter Grünberg contribui para valorizar ainda mais a importância crescente das novas tecnologias da informação, permitindo dar maior corpo à globalização quer nos aspectos referentes à informação quer nos aspectos da investigação científica ou da economia. Com este trabalho e com o seu aproveitamento comercial colocam-se questões de carácter ético: Quem deverá financiar a investigação científica e quem dela deverá beneficiar? Será lícito usar os resultados de trabalhos que não se financiou? Será lícito não financiar a investigação científica num dado país e só usufruir dos resultados das investigações levadas a cabo em países terceiros?
A Ciência sempre foi global, mas o seu aproveitamento tem sido tendencialmente local.
Esta é uma época de partilha, de negociações sérias e de compromissos éticos. Investigue-se localmente, e tenha-se a coragem de dividir com o mundo. Não se tente extrair exclusivamente do mundo, benefícios próprios, sem ter nada para lhe dar em troca.

Etiquetas: , , ,

9 Comments:

At 14:01, Anonymous Anónimo said...

Muito complicado. Precisava saber mais física.

 
At 17:18, Blogger Berro d'Água said...

Não precisamos saber de física, para além da aceitação de sua existência...

A mim, me basta saber da existência...

Adorei o selinho da amizade e te agradeço de coração!!! Tu és uma linda criatura!!!

Estive fora e acabo de regressar. Estava em um lugar simplesmente maravilhoso e tu irias adorar!!! Depois te mostrarei as fotos!!!

Beijinhos para tua semana com muitas coisas boas!!!

Da Cris

 
At 18:19, Anonymous Anónimo said...

Não conhecia o nome dessa área tecnológica.

 
At 23:25, Blogger TF said...

Obrigada pelo "Simpatia 2007" que só agora vi. Vou tentar continuar a corrente no meu espaço.
Também achei interessante este teu post sobre a spintrónica. Conhecia alguma coisa sobre os trabalhos que estão na base do Nobel da Física 2007 mas não sabia que a área se chamava spintrónica.
Bjs
Teresa

 
At 13:32, Blogger Hanah said...

É um grande abuso e absurdo o que cometem por todo lugar...

A exemplo do que estão fazendo com a cultura indigena, estão retirando todo o seu saber , e o que eles estão tendo em troca são doenças, pobreza e a morte....


Abraço de boa semana

 
At 22:48, Anonymous Anónimo said...

.....

 
At 00:25, Blogger Rose said...

sou um zero à esquerda em física....

só gosto de letrinhas...

beijos

 
At 22:13, Blogger Berro d'Água said...

Estás envolto em "Spintrónicas"...

Beijo!!!
Cris

 
At 10:12, Blogger Nilson Barcelli said...

Serás o único na blogosfera a sublinhar a bem tratada informação que nos mostras com excelentes poemas ou textos relacionados com o tema, acrescentando ainda fotografias muito a propósito e sempre muito boas.

As perguntas que fazes ou deixas no ar, são complexas. Mas a ideia que eu tenho é que os resultados da investigação científica em geral nunca foram tão partilhados como agora.
O aproveitamento (fabrico, comercialização, etc.) é normalmente feito por quem tem maior capacidade financeira e know how.
De qualquer modo nem sequer estou muito informado sobre o assunto, é apenas a impressão que tenho.

Bfs, abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home