Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2007-09-15

A nova Arca de Noé

Quase não há lugar.
A lotação está-se a esgotar.
O último a chegar,
Não vai entrar.

Para se conseguir uma entrada,
Será preciso “sex appeal”,
Vir logo de madrugada,
Preencher impressos mil.
Ainda se aceitam alguns “homo sapiens
De entre todos os primatas.
Por serem os grandes magnatas,
De toda a criação.
Não se confunda com “Mesochra rapiens
Que é um ser miserável,
Sem qualquer proveito palpável,
Ou estatuto de conservação.
Nega-se já a entrada:
A répteis repelentes,
A grifos descontentes,
A peixes minoritários,
E a todos os usuários
De farpelas indecentes.
Pr’a esses a porta está fechada.Não se aceitam candidaturas,
Daquelas criaturas,
De odor bafiento,
Ou por exemplo corais,
Em que já há mais de um cento,
Ou outros seres que tais,
Semelhantes ou iguais.Plantas exóticas são ameaça,
Para a nossa raça
Que se pretenda expandir.
Podem tornar-se infestantes.
Há que impor condicionantes,
Ás que pretendem aderir.
Atende-se a princípios democráticos
E a aspectos burocráticos,
Para conceder ingressos.
Entram golfinhos de água salgada,
Mas não de água doce infectada.
Tem as regras nos impressos.Vendem-se os últimos bilhetes,
P’ra Nova Arca de Noé.

Só os mais sexy’s entrarão na nave terra:

-Os de olhar doce e terno,
De alterno.
-Os de curvas bem delineadas,
E peles refinadas.
-Os de gosto requintado,
E cheiro apreçado.
-Os que são subservientes,
Que interessam aos dirigentes.
-Os de plumagem colorida.
A todo o resto nega-se a vida.

Félix Rodrigues
-Que espécie é para ti, carismática?

A IUCN – “The World Conservation Union” apresentou recentemente a Lista vermelha de espécies que em 2007 se encontram ameaçadas, criticamente ameaçadas e vulneráveis.
Actualmente são 41 415 as espécies constantes na Lista Vermelha da IUCN, e destas, 16 306 estão ameaçadas de extinção. São mais 188 espécies que entram nessa lista de 2006 para 2007.
De acordo com a classificação da IUCN, o gorila ocidental, por exemplo, passa da categoria de ameaçado para a categoria de criticamente ameaçado. A população dessa espécie reduziu-se 60% nos últimos 20 a 25 anos. O orangotango de Sumatra continua criticamente ameaçado e entra na categoria de ameaçado o orangotango de Bornéu.
Entram pela primeira vez na Lista Vermelha espécies de corais, nas categorias de criticamente ameaçados e vulneráveis, como o coral solitário de Wellington das ilhas Galápagos, que pode já estar extinto neste momento. As colónias deste coral foram desaparecendo à medida que a temperatura da água do mar foi aumentando pela intensificação do fenómeno “El Niño”. Também foi considerado criticamente ameaçado ou já extinto, pela primeira vez, o golfinho de água doce chinês.
Entraram na categoria de criticamente ameaçados o crocodilo indiano e nepalês, um grifo africano e outro egípcio, vítimas da poluição, algumas plantas endémicas das ilhas do Pacífico, ameaçadas pela subida da água do mar, o peixe cardinal da Indonésia e um bodião da Malásia pelo excesso de pesca e comercialização de espécies exóticas para aquários.
Algumas dessas espécies não tem “os olhos doces do Panda” para que possam despertar a nossa compaixão, mas são obras inigualáveis da natureza que merecem respeito, quanto mais não seja pelos milhões de anos de evolução que tiveram.
Neste nosso tempo somos responsáveis pelas entradas na nova Arca de Noé das espécies a preservar. É sobre nós que cai a responsabilidade da escolha dos animais que entram na nave Terra, porque também é nossa a responsabilidade da poluição, do desmatamento e da sobrepesca.
O ditado popular: “Quando vires as barbas do vizinho a arder põe as tuas de molho” pretende chamar-nos à atenção para o risco que corremos quando depreciamos ou subavaliamos o que nos rodeia. Sem vida animal e vegetal no mundo, nem nós conseguiremos sobreviver.
A Lista vermelha da IUCN é o rol dos indesejáveis numa viagem ao futuro.

Etiquetas: ,

8 Comments:

At 12:10, Blogger TF said...

Cada vez admiro mais a tua imaginação e a tua veia poética. Continuo a passar por aqui embora às vezes não tenha tempo, incluindo mental, para escrever. Hoje não resisti!
Beijinhos e bom fim de semana.
Teresa

 
At 12:22, Anonymous Anónimo said...

oi!
por acaso, sempre foi uma questão em que eu faço os maiores esforços para que os meus amigos "não científicos" compreendam... Não são só os animais fofinhos e mediáticos que devem ser merecedores da nossa atenção. sim, os ranhosos dos poliquetas entre outros bicharolhos feiosos, fazem parte e tem um papel igualmente importante do ecossistema!
mas enfim, como em tudo na "if you've got the looks..."
bj

 
At 16:31, Blogger rute moura said...

Mesmo que às vezes eu esteja mais ausente da blogosfera, sempre que passo aqui é um prazer ver as fotos e ler e rfelctir nas suas palavras.

Um bom ano lectivo!

 
At 19:22, Blogger ॐ Hanah ॐ said...

Belissimo texto...

Abração e boa semana

hanah

 
At 22:57, Blogger Carlos Faria said...

Gostei muito da tua mensagem, sobretudo por divulgares que dos feios, fedorentos e antipáticos também se faz a evolução da vida na Terra e dizer isto artisticamente é um dom que tu tens. Um abraço

 
At 12:48, Blogger Leticia Gabian said...

Caro Felix,
Tirando os répteis, tenho simpatia por todos os outros. Mas, fico fascinada por aqueles que interagem com a gente, os que são capazes de nos fazer mimos, nos fazer entendê-los, nos fazer surpresas, nos pregar peças.... Aqueles que até parecem gente diferente.
Um beijo pra ti

 
At 20:34, Anonymous Anónimo said...

Eu sou o "Pipoca", um dos rapazes mais conhecidos na Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo. Já tenho um blog "A Criança" há algum tempo e soube que a escola irá fazer um "Encontro de Bloguers". Gostaria de conhecer o senhor professor. Minha mãe (Azoriana) já me convenceu a inscrever. Oxalá tenha mais alunos com a mesma vontade de se inscrever para tornar real tal encontro.
O meu blog tem poucas visitas. Oxalá o senhor professor me faça uma visita.
Parabéns pelo seu blog.

 
At 20:40, Anonymous Anónimo said...

Acabei de descobrir que o meu filho esteve aqui comentando. Falei-lhe do prestígio do Félix Rodrigues.
Agora dou uma sugestão: Porque não reunir alguns bloguistas na Escola nesse dia do encontro para mostrar às crianças o verdadeiro entusiasmo por estas tecnologias.
Caro Félix até já se ganham prémios. Gostava de o convidar a ter um blog na plataforma nacional e se escolher a mesma que uso, ficaria muito contente. Pense nisso com amizade.
Rosa Maria (mãe do Pipoca)

 

Enviar um comentário

<< Home