Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2006-12-09

Ando Polar

Ando Polar.
Não é própriamente do frio que me enregela as articulações ou do piaço que se instalou no sistema respiratório. Sinto arrepios na coluna vertebral, como se estivesse a ser possuído por uma estranha e desconhecida força. Há quem lhe chame intuição. Para intuir há que saber ler os sinais daquilo que nos rodeia. Por vezes pergunto-me se sei lê-los adequadamente. Terei intuição?
Desconfio que os arrepios que sinto sejam mais descargas eléctricas inconscientes do cérebro do que o efeito físico das baixas temperaturas deste fim de Outono.
Experimento de vez em quando uma sensação de pés molhados, de desconforto genético, por vezes, de impotência.

O mar, por aqui, ainda não subiu como nas Tuvalu, para que sinta os pés molhados. Sou um animal que deveria sentir-se orgulhoso da sua espécie, mas por vezes e estranhamente, sinto-me desiludido. Sinto-me, simultaneamente impotente por não conseguir unir vontades, ou até mesmo alterar algumas das minhas vontades, de modo a reequilibrar o mundo.

Ainda não chegaram pinguins aos Açores, ou mesmo a Fernando de Noronha, por isso, a minha sensação de frio não é resultado directo do degelo da Antártida.

Lisboa continua não sendo uma nova Veneza, para que, por empatia com a minha Capital, sinta o desconforto dos pés molhados. Mas sinto-me polar. Ah! Isso sinto-me!

Félix Rodrigues
.
Nota - 2007 é por inúmeras razões o Ano Polar Internacional, ou em português, aqui, onde está a ser lançado o Projecto Latitude 60 em Portugal.
.
E você, têm-se sentido polar?

29 Comments:

At 13:16, Blogger Vida said...

Félix,

Não sei se será polar que eu me sinto, nem sei se será enregelada, mas que tal como tu me sinto desconfortável, isso sinto. Sinto desconforto quando vejo algumas imagens na tv, sinto quando ouço as noticias na rádio, como ainda hoje ouvi que 4 crianças perderam a vida no meio de fogo de uma guerra sem sentido, sinto-me humana com vergonha de o ser a maior parte das vezes.
Sinto que se vive em busca do poder, do dinheiro, custe o que custar, com traição, mentira, etc...
Bem, isto dava panos para mangas mas vou ficar por aqui...

Beijinhos para ti, para os teus e uma boa semana.

Maria de Deus

 
At 15:33, Blogger jguerra said...

Não sei se serei Polar... mas que concordo com o que li concordo. Não queria ter os pés dentro de água, nem ter pinguins como vezinhos. Um dia terei esquimós talvez, ainda que esteja mais convencido que sejam beduínos.
O problema é que os desertos vão crescendo, não apenas na Terra mas também nas cabeças dos políticos que julgam que pensam.
Belo texto.

 
At 18:23, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Félix...

Nos meus invernos no sul do Brasil, cada vez mais os pinguins aparecem na nossa costa e não é comum a cada ano, eles darem cada vez mais e mais alto no litoral brasileiro...
Tenho sim me sentido polarizada e não é de hoje. Todos sabemos e todos nos fazemos de cegos, diante da situação delicadíssima que está se instalando silenciosamente e sob a reponsalidade única do ser humano. Sinto-me envergonhada das demais espécies, que sofrem as consequencias de nosso orgulho, nossa arrogância, nosso egoísmo e acima de tudo, de nossa tremenda burrice, pois os preuízos serão divididos entre todos e não haverá quem não venha a receber o seu quinhão. O que mais lamento, é que para cada catastrofe, os mais prejudicados, são sempre os menos responsáveis, mas que todos pagarão pelo descaso, disso eu não tenho a menor dúvida!!! Lamentavelmente!!!

Um abraço quente, sem que para isso tenha de ser polarizado, querido Félix!!!

Beijinhos e muita sorte!!!
Cris

 
At 18:25, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

IMPORTANTE:

Esqueci de dizer que não é no inverno que os pinguins aparecem e sim, no final de cada inverno, quando começa o período do degelo e esse, a cada ano é mais e mais alarmante...

Beijinhos,
Cris

 
At 21:45, Blogger PAH, nã sei! said...

Diria que ando "a(polar) de um sentimento para outro" :)
Ora raiva, ora desespero, ora tristeza... tenho que arranjar uma ligação que torne polar (quimicamente falando :)

Beijo
Obrigada pelos comentários...
O post que não percebeu, tem a ver com o motivo do isolamento... alguém que se "mete" em tudo o que faço...

Boa semana!!

 
At 22:14, Blogger a d´almeida nunes said...

Félix, boa noite desde Leiria.
Este ano, em Agosto passado, tive o privlégio de estar uma semana na Terceira.
Fantástico!
Confesso que também me preocupa este degelo que nos começa a enregelar a nossa vida neste planeta.
Quem, como é que se vai pôr cobro a esta calamidade, que nós próprios teimamos em não olhar de frente?

 
At 23:36, Blogger MiaHari said...

Onde toco, está frio!
Conversando, tristeza nos rostos! preocupações sem fim! Fome! Televisão, só desgraças!
Medidas governamentais... que posso dizer?
Está mesmo frio!
Sente-se!
Sinto-me Polar!
Um abraço.

 
At 02:17, Anonymous Anónimo said...

Passando para deixar um beijo de bom inicio de semana! :o)

 
At 09:34, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Olá menino polarizado!!!

Vou para a patagônia para fotografar as belezas do gelo para te mandar e assim, quem sabe, possamos encontrar a agulha no palheiro e quem sabe ela possa dar início a uma nova teia de fios e elos invisíveis, onde haja mais cuidado e respeito por tudo que é nosso e que afinal, a todos pertence...

Espero que estejas bem melhor hoje e que o desconforto já tenha passado. Me senti um tanto culpada, pois sei que eu andei te passando o resfriado... Será ele polar??? O meu polarizou!!! Estou polarizada até agora, com tosses e coisas dessas...

Beijinhos Félix querido!!!
Boa semana!!!

Cris

 
At 10:57, Anonymous Anónimo said...

Sim também me sinto polar! os sintomas são idênticos aos teus, gostava de ser urso para nesta época hibernar
Um abraço (a primavera tá aí ao virar da esquina)

 
At 16:48, Blogger Maria said...

Polar, polar, nem por isso, mas que o fresquinho já chegou, lá isso é verdade.
Agora, que me sinto desconfortável com tanta miséria (política e intelectual, sobretudo) dos media, ai isso sinto...
E com a dor de cotovelo também...
E com tudo o resto que faz com que uma pessoa não ande de coluna vertical, por culpa própria...
Fica bem

 
At 16:57, Blogger Leticia Gabian said...

Querido Félix.
Por aqui faz um calor, mas um calor, que chego a sentir inveja quando me falam do frio que faz por aí!
E, apesar de aqui não fazer frio, costumo sentir o tal arrepio a me percorrer a coluna, sempre que leio o jornal ou assisto aos jornais na TV. Sou tomada por um desconforto tão grande....que só cantar, pintar e uma certa presença me tranquilizam de volta.
Beijão pra ti, deste lado de cá da linha do equador

 
At 18:26, Anonymous Anónimo said...

Perturba-me ouvir gente dizer que o tempo está mau porque chove ou porque faz frio. Parece que sonham com um Portugal de tipo deserto, seco, sem água, sem chuva, sempre com temperaturas quentes todo o ano. Por que não mudam de lugar? A cíclica mudança de estações é que dá variedade e prazer à vida. Octávio lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

 
At 20:49, Blogger Aprendiz de Viajante said...

É outono, como sabes...

Algo cobre a natureza de nostalgia.
A terra veste-se com outras cores.

Ah... e os corações!
Os corações dos humanos sentem a mudança!


SERÁ O EFEITO POLAR?


Um bjinho e bom resto de semana.

 
At 22:44, Blogger Fátima Silva said...

As imagens que apresentas são lindas e ao mesmo tempo carregadas de mensagens perigosas. Não sei se estaremos preparados para as implicações que o polar nos vai trazer. Arrepia pensar nas perdas que vão inevitavelmente ocorrer. Muitos dirão é o ciclo da vida!Enquanto nos conformamos com essa ideia, nada se modifica e continuamos mudamente a condescender com a nossa inércia. No fim, seremos polarizados...

Um beijinho

 
At 12:43, Blogger ॐ Hanah ॐ said...

A cada dia que passa ..

Maravilhoso o post....

Gostaria de pedir permissão para postar lá no objeto...

Beijo Gélido

Hanah

 
At 15:58, Anonymous Anónimo said...

Se 2007 for o ano polar então que assim seja. Pelo menos teremos alguma mudança. Só espero que não aumente as catástrofes.

Beijos de chocolate.

 
At 16:06, Blogger Maria Azenha said...

Magnífico post!Grande suporte para reflexão!


Boa semana!

bjs,

***maat

 
At 17:13, Blogger TF said...

Este post é muito oportuno e actual. Reparei que colocas um link para o site em inglês do Ano Polar Internacional (API). Aproveito para dizer que existe um site português. Talvez fosse bom colocares também lá a ligação. O endereço é http://anopolar.no.sapo.pt/latitude60/index.html.
Integrado nas iniciativas sobre o API em Portugal, está a ser lançado um projecto, o LATITUDE60! dirigido âs escolas, professores e alunos desde o pré-escolar ao secundário cujos objectivos são sensibilizar para a importância das regiões polares no equílibrio do planeta e promover o envolvimento das novas gerações em acções que permitam alertar para os problemas e agir. É um projecto nacional que começa a ter já uma grande dinâmica. Se é professor ou aluno acho que não deve perder a oportunidade de participar.
Existem ainda dois blogs portugueses sobre isto. O http://blog.geographus.com/atrindade é o diário de campanha de um cientista português que se encontra neste momento na Antárctida e o http://latitude60.blogspot.com é o blog do projecto latitude 60.
No site encontram mais informações.
Bjs
Teresa

 
At 17:23, Blogger frosado said...

sim, tenho-me sentido polar e a pular, sobretudo os cinco dias q estive em S. Miguel, aí pulei de contente com os meus amigos e amigas,mas tb porque estava aquele friozinho húmido, que se entranha nos ossos e que nos fez acender a salamandra. Foi maravilhoso...

 
At 21:04, Blogger melena said...

tou ainda enregelado do frio de évora.

espero bem que a consciencialização das pessoas ainda vá a tempo de salvar a nossa querida Terra.

abraço

 
At 11:57, Blogger Micas said...

Eu sinto-me arrepiadamente polar, e o Homem é o "bicho" pior da criação, já dizia Miguel Torga, porque usa a sua inteligencia para destruir...
Soberbo como sempre.
Beijinho

 
At 12:20, Anonymous Anónimo said...

Andei na semana passada um pouco mais a norte do planeta e à conta do frio apanhei uma constipação valente.

***

Solicito o seu sábio comentário num post meu, sobre os homens e as suas mães.

Um Abraço

 
At 17:28, Anonymous Anónimo said...

Gostei do teu espaço...

Só consigo deixar a mensagem como anónimo :-(

Simplesmente porque todos nós necessitamos de um abraço de quando em vez, deixo um abraço do fundo da minha alma para ti.

Se quiseres no blog http://lumenorigine.blogspot.com/ podes visualizar os vídeos Os Abraços são Grátis.

 
At 17:30, Anonymous Anónimo said...

Gostei do teu espaço...

Simplesmente porque todos nós necessitamos de um abraço de quando em vez, deixo um abraço do fundo da minha alma para ti.

Se quiseres no blog http://lumenorigine.blogspot.com/ podes visualizar os vídeos Os Abraços são Grátis.

 
At 19:27, Blogger ॐ Hanah ॐ said...

Amigo passei aqui para agradecer o post, como uma boa pirata (rs) coloquei-a na minha nave (rs).

Quanto ao computer, espero que esteja tudo em ordem, meu computador estava lotado também de vírus...não sei se isso interfere na página...
Estava assistindo ao filme, Senhor dos Anéis, as 2 Torres esta semana, e fiquei pensando naqueles montros assolando a terra...São a mesma espécie de gente que hakeia e colocam virus em computadores ...

ÀRVORES, ANIMAIS, GELO. SOL , GENTE DO BEM........BEM VINDOS Á TERRA !!!

Abraço

Hanah

 
At 16:26, Blogger Siddhichandra said...

Boa tarde, caro Félix,

Teria todo o prazer em ver um post meu nessa secção! Alguma dúvida contacte-me por email indicado no blogue Alquimia do Tempo.

Abraços
Siddhychandra

 
At 10:04, Anonymous Anónimo said...

Desambientado:

Há muito tempo que as minhas partes intuítivas me dão sinal do regelo pelo que o mundo está a passar! Chovem notícias de todos os lados e, por todos os meios, que a Antártica está zangada connosco e, como pirraça manda-nos as suas lágrimas para nos encharcar e nos avisar que nada será como dantes... a não ser que tomemos consciência deste aviso e implementemos drasticamente as medidas que se impõe... não me parece!?... Um abraço.

 
At 20:08, Anonymous Anónimo said...

Há muito que aqui não vinha. Mas, coincidência das coincidências, ou nem tanto, ontem à noite, esta madrugada, estive a ver "An Incovennient Truth" do senhor Al Gore.
2007, Ano Polar Internacional? Parece-me bem. Mas que não se fique por iniciativas demasiado oficias, restritivas e elitistas. Se é internacional, é de todos. Se é de todos, não é só de alguns. Não são esses alguns que podem mudar o rumo descendente de qualidade ambiental. Somos nós, os outros, os que não têm nome nem rosto. NÓS...

 

Enviar um comentário

<< Home