Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2006-11-18

Arcos d'Água

Se pudéssemos viajar como se fossemos uma gota de água, teríamos provado que o Mundo era redondo muito antes de Fernão de Magalhães. A nós, só nos é permitido viver na mesma efemeridade das gotas.
Se nos pudéssemos espalmar contra o solo árido, veríamos que teríamos a mesma capacidade da água: rejuvenescer eternamente a terra, mesmo não sendo eternos. A nós, só nos é permitido o contacto com a terra.

Somos principalmente água. Água com memória. Somos humanos de água, terra e poemas.
As pontes que servem para cruzar as águas também se estabelecem, de outra forma, com a própria água e com os seres viventes. Esta Planeta é um império de água, de azul do mar e do brilho translúcido da chuva.

Os Aquedutos que transportam água ao longo dos séculos ainda não se secaram e tentam desesperadamente transmitir a mensagem: “Somos a ponte entre a presença e a ausência”. A ausência é a negação da presença do mesmo modo que a morte é a negação da vida.
Ver a vida, as paisagens, a poesia e a terra, através da água, é a estratégia aconselhada a qualquer súbdito do império do “Acqua Mundo”.
Três artistas, três bloguistas, três amantes da vida, cruzaram os olhares na transparência da água e viram-se juntos numa Exposição Fotográfica intitulada “Arcos d’Água” a realizar no Arquipélago dos Açores. Tal exposição surge no âmbito do Projecto Trilhas&Terras=Homem em Movimento.
O Vasco Oswaldo Santos (Toronto-Canadá), a Maria de Deus Moreira (São Miguel-Açores - Portugal) e a Cristina Oliveira (Florianópolis-Brasil) apresentam a Exposição Arcos d’Água nas ilhas de São Miguel e Terceira, do Arquipélago Açoriano.
De 18 a 25 de Novembro decorre a Exposição Arcos d’Água na Galeria do Teatro Micaelense em Ponta Delgada – São Miguel, e de 23 de Novembros a 2 de Dezembro, a mesma Exposição está patente ao Público no Átrio do Novo Edifício do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, no Pico da Urze, em Angra do Heroísmo - ilha Terceira.

Estão todos convidados.


Félix Rodrigues
E você, vai aparecer?

23 Comments:

At 13:26, Anonymous Anónimo said...

vou fazer os possiveis para lá estar. aliás até ja divulguei a iniciativa no meu blog. abraços

 
At 15:20, Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo convite Professor.
Abraço,

Helder Xavier

 
At 17:23, Anonymous Anónimo said...

A água é a fonte de nutrientes mais pura e saudável da natureza. Sem ela não haveria fonte de vida.
Que a exposição seja um sucesso!

Beijos de orvalho.

 
At 19:52, Blogger MiaHari said...

Infelizmente não vou aparecer, estou bem longe.
Obrigada pela visita e pelo comentário deixado.
É bem verdade que temos que descobrir a Primavera e olhá-la de frente. A Primavera é como uma notita em euros, que encontramos por acaso na algibeira, quando já andávamos a pensar que não tínhamos nada... Que acontece nessa altura? Aquela nota é uma fortuna! Se é de 5 euros, olha... dá geitinho! Se é de 20...tch... que bom! Tanto!?...
Sabe mesmo bem encontrar Primavera no Outono!
Um abraço.

 
At 22:12, Blogger Era uma vez um Girassol said...

Agradeço o convite...mas é um bocadinho fora de mão....!
Àgua, fonte de vida!!!
Gostei da especialmente da frase :
"Água com memória."
Sim, é mesmo isso que somos.
Mas também com o dom de escolha:
Ou ficamos gelo
ou nos tornamos invisíveis
Ou corremos em rio
Beijinhos

 
At 23:11, Anonymous Anónimo said...

se pudesse..., acredita q apareceria...!

 
At 00:06, Blogger Terceirense said...

Eu também vou fazer os possíveis por lá estar e terei muito gosto.
Até lá!
Muito obrigada!

 
At 12:21, Anonymous Anónimo said...

Se pudesse, lá estaria mas estou longe, infelizmente tenho um oceano a separar-me!
Vi que tinhas um anúncio sobre a comunidade de ambientalistas portugueses. Conheces esta associação? Associação Internacional de Investigadores
em Educação Ambiental. Li em http://www.nerea-investiga.org/scripts/core.dll?p=noticias&f=detalhes&lang=pt&seccao=1&item=21
Abraço
Teresa

 
At 17:28, Blogger Isabel said...

Água com memória e coração.
quem me dera poder misturar-me com a àgua do oceano e ir até ai celebrar a vida brindando à água com vocês.
Não posso mas posso misturar com agua com ar com terra com tudo o meu pensamento, em pensamento lá estarei, com a mente posso chegar ai.

Até breve.

Isabel

 
At 18:19, Blogger Leticia Gabian said...

Oh, Felix, desejo não me falta, mas sabe que moro um tantinho longe...do lado de cá do Atlântico!
Mas deixo aqui meus votos de sucesso e um beijão pra Cris.

 
At 01:06, Anonymous Anónimo said...

Vou tentar ir. Amanha tentarei colocar algo no meu blog, ainda não parei, mas vou tentar nem que seja a imagem do convite. Um abraço.

 
At 14:18, Anonymous Anónimo said...

Desambientado:

Como? Se é tão longe... E já agora, por este blogue estar no post, aqui fica o convite para o mesmo ser visionado:

http://mategoinmente.blogspot.com

 
At 19:44, Anonymous Anónimo said...

Félix,
Claro que vou!!
Até amanhã.

Jinhos

 
At 12:50, Anonymous Anónimo said...

Deve ser por isto o tão grande processo de interação dos humanos com a água.
Bendita água, bendita vida !
Gostei muita da reflexão, nos ajuda a pensar melhor a nossa relação com os elementos existentes nesta vida.
Aplausos.

 
At 15:25, Blogger Maria Azenha said...

Agrdeço o Convite precioso,Amigo.
Mas..a minha actividade docente não mo permite.
Desejo todavia o maior sucesso.

um abraço e bom fim de semana. Aqui pelo Continente chove e venteia que até faz aflição.


beijinho,

***maat

 
At 18:26, Blogger o alquimista said...

Olá "amigo Félix", Saudo-te no sucesso de tão nobre empreendimento, honrou-me ter asssistido ao certame e ser presença na tua brilhante conferência...conhecer-te foi um processo gratificante em crescendo de admiração, pela afabilidade, elegãncia e intelectualidade superior que cada vês mais escasseia...esta acção teve o mérito de pela primeira vês, associar a ciência à arte de uma forma feliz que merece continuidade...bem hajas pois meu amigo, grato terei angarariado uma amigo em pacto selado por um forte e terno abraço...

 
At 18:42, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Querido Desambientado!!!

Voltamos todos encantados com tua elegância, carinho, atenção, amizade e todos os bons sentimentos que tivemos o prazer de presenciar e vivenciar nesses dias de convívio direto contigo. Todos nós teremos imenso prazer em te ter próximo, pelo tempo que desejares, em nossas casas. Sabes que tens morada assegurada na tua outra ilha do outro lado do Atlântico e que sempre será um prazer te ter por perto.
Te agradecemos todos pelo sucesso que tu nos presenteou; pela qualidade de toda a organização; pela qualidade do evento todo e por fim, por tudo!!! Tudo estava divinamente maravilhoso e tu Félix, silenciosamente, nos deu de presente um lindo sonho!!!

Muito obrigada de coração!!!

Beijinhos a ti, Anabela e pequenos!!!

Cris

 
At 14:50, Anonymous Anónimo said...

Não tenho muitos amigos, mas tenho amigos preciosos e és um deles!!!

Por mais coisas que eu te diga, sei que sempre faltará muito para traduzir minha admiração, meu respeito e apreço pela belíssima pessoa que és. Eu sempre serei imensamente grata a ti pela maravilhosa troca que me proporcionaste e somente ontem, após falarmos muito bem de ti, foi que me lembrei que diante da correria toda, nos esquecemos de colocar que esse projeto faz parte do Projeto TRILHAS & TERRAS, mas que agora te proponho a correção. Ontem conversando a repsito, lembrei-me que todo esse evento, poderá ser transformado em um livro... O que pensas??? Poderemos juntas todas as conferências, em textos dos autores, com as fotos da exposição fazendo a abertura ao contexto cientìfico, mas com liguagem de fácil acesso, tal e qual foi proposto no evento...

Se isso for possível, me avise e começaremos a tratar do assunto.

Outra coisa...
Queria te pedir um texto com um apanhado sobre o evento para postarmos no TRILHAS... Se der, vou adorar...

Beijinhos de bom domingo!!!
Gosto imensamente de ti!!!
Beijinhos na meninada e Anabela!!!
Outro pra ti, de coração!!!

Cris

 
At 14:51, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Eu saí como anônima...

Mas se existe uma coisa que eu não sou e definitivamente, é uma anÔnima!!!

Essa aí de cima, sou eu!!!
Beijinhos querido Félix!!!

Cris

 
At 19:15, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Amigo Félix!
Cheguei bem a Toronto e fui directamente para o tal jantar - angariação de fundos para a nova Casa dos Açores em Toronto - com o Carlos César. Cheguei a casa morto. Hoje, ao falar em ti apresentei-te como uma das pessoas mais doces e eficientes que já conheci. É uma grande honra ter-te como Amigo. As minhas casas, quer em Toronto quer em Lisboa, são tuas também!
Um abraço muito Amigo e de incomensurável gratidão por tudo o que fizeste por nós: Cris, Maria, Armando e eu. E por tudo o que és, sabes ser e estar!
Vasco

Vasco Oswaldo Santos

 
At 20:26, Anonymous Anónimo said...

se puder lá estarei !!!

 
At 20:56, Blogger Vida said...

Como eu sou de muitas palavras, faço minhas as palavras do Alquimista, do Escriba e da Cris...ahahahah....
Agora a sério Félix, conhecer-te foi uma agradável surpresa como tive oportunidade de te dizer pessoalmente. Não tenho palavras para te agradecer a simpatia, o carinho, foste incansável connosco, um muito obrigado para ti, a minha estreia nestas lides não podia ter sido melhor. Espero que saibas que a minha casa tem as portas abertas para ti e tua família...

Maria de Deus

 
At 21:46, Blogger PAH, nã sei! said...

Desculpe-me a entrada sem autorização...

hoje acabo o dia com a sensação que há muito para fazer e descobrir. este seu cantinho foi uma dessas descobertas. Infelizmente, um pouco longe para participar (apesar de já ter sido tentada a viajar para os seus lados) deixo aqui a promessa que passarei por cá mais vezes.

Até porque um professor tem sempre muito a aprender com outro :)

Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home