Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-10

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (1 Laari das Maldivas de 1984)

A moeda de 1 Laari das Maldivas , de 1984 tem cunhada na cara um Coqueiro (Cocos nucifera)
O coqueiro (Cocos nucifera), é um membro da família Arecaceae (família das palmeiras). É a única espécie classificada no género Cocos.
É uma árvore que pode crescer até 30 m de altura, com folhas pinadas de 4-6 m de comprimento, com pinas de 60-90 cm. As folhas caem completamente, deixando o tronco liso.
As origens desta planta são passíveis de discussão. Enquanto algumas autoridades reclamam o Sudeste Asiático (região peninsular) como o seu local de origem, outros colocam a sua origem no nordeste da América do Sul. Registros fósseis da Nova Zelândia indicam aí a existência de pequenas plantas similares ao coqueiro com mais de 15 milhões de anos.Fósseis ainda mais antigos foram também descobertos no Rajastão, na Índia.
Qualquer que fosse a sua origem, os cocos espalharam-se através dos trópicos, em particular ao longo da linha costeira tropical.
Como o seu fruto é pouco denso e flutua, a planta é distribuída rapidamente pelas correntes marinhas que podem carregar os cocos até distâncias significativas. Muitos cocos aparecem junto à costa das ilhas açorianas, transportados pela corrente dos Açores que parte do Golfo do México. No Arquipélago português dos Açores não existem coqueiros. A palmeira do coco prospera em solos arenosos e salinos nas áreas com luz solar abundante e chuvadas regulares (75-100 cm anualmente), o que torna a colonização da costa relativamente fácil.
Já foram encontrados cocos transportados pelo mar tão ao norte como na Noruega em estado viável, que germinaram em circunstâncias apropriadas. Entretanto, nas ilhas do Havai, o coco é considerado como espécie introduzida, levada para as ilhas há muito tempo por viajantes polinésios, originários do Sul do Pacífico.