Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-03

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbologia (50 Pennia da Finlândia)

A Moeda de 50 Pennia da Finlândia, veja-se a de (1993), tem representada na frente o Urso-Pardo eurasiano (Ursus arctos arctos).

O urso-europeu, Ursus arctos arctos, é uma subespécie do urso pardo, Ursus arctos, e é encontrado em algumas partes da Europa.

O urso-europeu está ameaçado de extinção devido à desflorestação, caça e avanços urbanos, porém, na actualidade, as ameaças a que está sujeito são apenas caça, incêndios e atropelamentos, pois a desflorestação e avanço urbano não são actividades já razoavelmente contidas na Europa.
No passado, o Urso-europeu, habitava a maior parte da Europa, mas foi muito caçado e capturado para serem utilizados no Coliseu romano e em circos. A sua protecção varia muito de região para região, ou de país para país dado que as populações estão muito fragmentadas. No centro da Europa, a espécie está em vias de extinção. Já nos Pireneus e nos Alpes, estão em perigo crítico de extinção. Hoje, é encontrado apenas nos Alpes, nos Pireneus, no Norte da Europa (Finlândia, Rússia, Suécia), nos Balcãs (cordilheira situada em alguns países balcânicos como a Grécia, Bulgária, Roménia e Eslovénia), e alguns poucos nos Montes Cárpatos. Além da caça, outra actividade que já contribui para diminuir a população selvagem de ursos na Europa foi a sua utilização em espectáculos de circo e encenações pelas ruas. Após serem capturados enquanto crias os ursos aprendiam, por exemplo, a andar de pé, segurar bengalas e a acenar com a pata. Nos Pirineus, localizados entre França e Espanha, existem aproximadamente 100 exemplares (20 na França e 80 em Espanha). O governo francês vem tentando evitar o desaparecimento desses animais nos Pirineus introduzindo ursos-europeus da Eslovénia.